Totvs compra VarejOnline por R$ 49 milhões

A Totvs fechou a compra da VarejOnline, uma empresa de Joinville especializada em software para gestão de ponto de vendas (os famosos PDVs) por R$ 49 milhões.

Adicionalmente, o contrato prevê um pagamento complementar que não foi revelado, sujeito ao cumprimento de determinadas condições, que também não foram reveladas. 

A VarejOnline foi fundada em 2016 ex-profissionais da Microvix, uma empresa de Joinville que acabou sendo adquirida em 2011 pela Linx, a maior concorrente da Totvs no varejo (que a Totvs, aliás, também está pensando em comprar).

Hoje, a empresa tem 100 profissionais, mais de 450 clientes e cerca de 3 mil PDVs em todo o território nacional.

Em nota, a Totvs frisa que o negócio da VarejOnline não é só PDV, incluindo também módulos essenciais para a otimização de todos os processos operacionais e administrativos dos varejistas, com destaque para operações com franqueados e ferramentas para atração e fidelização de clientes.

Seria a compra da VarejOnline um aperitivo para um negócio muito maior? Vale lembrar que nesta semana surgiu a notícia de que a Totvs contratou o Itaú BBA para avaliar uma possível compra da gigante de software para varejo Linx, colocada à venda recentemente pela Stone. 

O Itaú BBA, por sua vez, já tinha publicado um relatório dizendo que a Totvs seria o melhor comprador possível para a Linx, na qual o banco inclusive já colocou uma faixa de preço que considera viável para a operação.

“Com a aquisição, reforçamos nosso compromisso de expandir e fortalecer nossa presença no setor varejista para atender de forma ainda mais abrangente as demandas dos diversos tipos de varejo”, explica Dennis Herszkowicz, presidente da Totvs.

Essa frase pode ser lida como uma indicação que a Totvs vai comprar a Linx, uma empresa da qual Herszkowicz e que atende todo tipo de varejos, indo desde lojas de roupa até postos de gasolina.

Uma no cravo e outra na ferradura, no entanto. O próximo comentário sobre de Herszkowicz sobre VarejOnline pode ser lido de maneira algo mais desabonadora sobre a Linx, cujo portfólio é uma colcha de retalhos de dezenas de aquisições feitas ao longo dos anos.

“Esse movimento nos permitirá avançar de forma substancial na oferta de tecnologia para franquias e redes, com soluções que possuem arquitetura tecnológica moderna e 100% nativa em nuvem, uma característica rara para o segmento varejista”, explica Herszkowicz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.