Pratt & Whitney demonstrará tecnologia de turboélice movido a hidrogênio

Pratt & Whitney pw127xt hidrogênio

A Pratt & Whitney Canada demonstrará a tecnologia de combustão de hidrogênio em um motor turboélice regional PW127XT como parte de um projeto apoiado pela Iniciativa para Tecnologia de Aviação Sustentável do Canadá (INSAT). O projeto, denominado Hydrogen Advanced Design Engine Study (HyADES), será em colaboração com a Next Hydrogen Solutions Inc., que desenvolverá eletrolisadores de alta eficiência e baixo custo necessários para estabelecer a infraestrutura de produção de hidrogênio.

“Este projeto colaborativo com a INSAT nos permite desenvolver tecnologias-chave para futuras aeronaves movidas a hidrogênio e complementa nossos esforços mais amplos para promover a sustentabilidade da aviação por meio de uma série de caminhos, incluindo melhorias contínuas na eficiência do motor, propulsão híbrida-elétrica e compatibilidade com combustível de aviação sustentável (SAF)”, disse Edward Hoskin , vice-presidente de Engenharia da Pratt & Whitney Canada . “Embora a aviação regional represente um dos casos de uso mais promissores para o hidrogênio, o projeto também demonstrará a versatilidade de adaptar o comprovado e altamente eficiente motor turboélice PW127XT para operar com combustíveis alternativos de baixo carbono e continua nosso legado de liderança tecnológica neste segmento.”

O financiamento para a primeira fase do projeto incluirá testes de bicos de combustível e equipamentos de combustão usando combustível de hidrogênio, enquanto as fases futuras terão como alvo testes completos do motor em solo. O motor PW127XT é o membro mais avançado da série de motores PW100 da Pratt & Whitney Canada, que impulsionou aeronaves turboélice regionais por quarenta anos e acumulou mais de 220 milhões de horas de voo. Lançado em 2021, o motor PW127XT oferece mais de 3% de eficiência de combustível melhor, 40% de tempo melhorado na asa e 20% de custos de manutenção reduzidos.

Como parte de um segundo projeto apoiado pelo INSAT, Turbine Engine Advanced Materials for Efficiency (TEAME), a Pratt & Whitney Canada trabalhará com o Derivation Research Laboratory (DRL) para explorar materiais avançados para componentes de seção quente de motores de turbina a gás, o que ajudará a melhorar a eficiência térmica e reduzir o consumo de combustível e as emissões. A Pratt & Whitney Canada liderará o projeto geral, fornecendo informações técnicas e gerenciamento de projeto, enquanto o DRL fornecerá capacidade de teste de materiais de classe mundial para uma ampla variedade de propriedades críticas de materiais.

Leia também: 

  • M700 FURY da Piper Aircraft recebeu certificação da ANAC
  • Azul bate recorde histórico de Clientes transportados em outubro
  • LATAM investe R$ 40 milhões em novo hangar de manutenção no Brasil 
Adicionar aos favoritos o Link permanente.