Scala está sob nova direção

A Scala, uma das maiores empresas do segmento de data centers no país, anunciou Filipe Cotait como seu novo Chief Executive Officer (CEO).

Há mais de 25 anos no mercado, o executivo já está na companhia há mais de 15 anos e substitui José Carlos Pires, que assume como membro do conselho de administração.

Cotait se juntou à Scala em 2008, como diretor de TI. Depois disso, foi diretor de TI e operações e, mais recentemente, Chief Operating Officer (COO).

No passado, foi sócio-fundador da Taxijá, uma empresa de soluções de táxis vendida para a UOL em 2014. Suas experiências ainda incluem passagens pela IntVision, BMA Telemática, FTP Consultoria, SFT Foxplus e Recyclean.

Bacharel em ciência da computação pela Universidade Metodista de São Paulo, Cotait possui um MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Oriunda da operação de data center do UOL Diveo, a Scala é uma empresa do Grupo Stefanini com foco na implantação de abordagens tecnológicas, desde 2016.

A Scala concorre com players como Odata e Ascenty, que também investem pesado. No lugar de construir estruturas para serem divididas entre diversos clientes, essas companhias fazem data centers para serem usados pelos grandes players de nuvem.

Todo mundo faz segredo sobre seus clientes, mas a lista não é grande: em primeira linha AWS, Google, Oracle e Microsoft. No segundo time, IBM e as chinesas Tencent e Alibaba, que já operam no Brasil.

Hoje, 90% dos data centers da empresa são usados por esse tipo de organização e os 10% restantes ficam com 200 clientes oriundos da UOL Diveo.

Na América Latina, a Scala tem orçamento de US$ 2 bilhões para lançamentos e expansões. A companhia estreou no Sul do Brasil em 2023, com a inauguração de um data center de R$ 240 milhões em Porto Alegre.

Além de São Paulo e Rio Grande do Sul, a empresa tem data centers em São João do Meriti (RJ), no Chile e no México. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.