Míssil de defesa russo Pantsir-S pode ter abatido o E-190 segundo fontes à Reuters

Embraer Cazaquistão E-190 míssil

Segundo divulgou a Reuters, nessa quinta-feira, quatro fontes com conhecimento das conclusões preliminares da investigação do Azerbaijão sobre o desastre, disseram à Reuters que defesas aéreas russas derrubaram o avião da Azerbaijan Airlines que caiu no Cazaquistão matando 38 pessoas

Uma das fontes azerbaijanas familiarizadas com a investigação do Azerbaijão sobre o acidente disse que os resultados preliminares mostraram que o avião da Embraer foi atingido por um sistema de defesa aérea russo Pantsir-S. Suas comunicações foram paralisadas por sistemas de guerra eletrônica na aproximação de Grozny, disse a fonte.

“Ninguém afirma que isso foi feito de propósito. No entanto, levando em conta os fatos estabelecidos, Baku espera que o lado russo confesse o abate da aeronave azerbaijana”, disse a fonte.

Três outras fontes confirmaram que a investigação azeri chegou à mesma conclusão preliminar. O Ministério da Defesa da Rússia não respondeu a um pedido de comentário.

O vice-primeiro-ministro cazaque, Qanat Bozymbaev, disse que não podia confirmar nem negar a tese de que as defesas aéreas russas derrubaram o avião.

Questionado sobre a possibilidade de as defesas aéreas russas terem atirado no avião, o promotor de transportes do Cazaquistão para a região onde o avião caiu disse que a investigação ainda não havia chegado a uma conclusão definitiva.

O Kremlin, questionado antes da reportagem da Reuters sobre a ideia de que a aeronave havia sido alvejada pelas defesas aéreas russas, disse que uma investigação estava em andamento e que seria impróprio comentar até que o inquérito chegasse às suas próprias conclusões.

Via Reuters

Adicionar aos favoritos o Link permanente.