Labsoft levanta R$ 3,4 mi com FINEP

A Labsoft, empresa brasileira de softwares de gestão laboratorial, captou R$ 3,4 milhões junto à Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do governo federal, para otimizar seu software e expandir para novos mercados.

Por meio desse investimento, o objetivo da companhia é acelerar o desenvolvimento do MyLIMS, seu sistema proprietário utilizado para gestão de laboratórios, qualidade industrial e saneamento, e expandir suas operações em nível internacional.

A Labsoft vem passando por um processo de modernização de processos e gestão. Nos últimos dois anos, triplicou o percentual da receita destinado à inovação, que hoje corresponde a cerca de 15% do seu faturamento.

Com isso, o MyLIMS passou por diversas atualizações para atender diversas frentes de mercado. 

Atualmente, conta com integração nativa com o Power BI, da Microsoft, dashboards e relatórios analíticos, além de uma tecnologia no-code que permite integrar o sistema a equipamentos analíticos de outros laboratórios e sistemas empresariais.

Em 2025, a Labsoft pretende focar no mobile, permitindo o uso de smartphones e tablets no MyLIMS, com a meta de alcançar 100% de utilização nesta plataforma.

A empresa também pretende lançar uma tecnologia baseada em inteligência artificial, denominada Labsoft Inteligência Artificial (LIA), que permitirá aos usuários esclarecer dúvidas sobre documentação e acessar informações do banco de dados.

De acordo com Artur Martins, CEO da Labsoft, o foco no Brasil é investir na evolução do MyLIMS, conquistar novos clientes e fortalecer a posição da companhia no mercado. 

“Ao mesmo tempo, um dos nossos principais objetivos é continuar crescendo internacionalmente, na América Latina e além. Também estamos avaliando a possibilidade de futuras aquisições, tanto no setor de LIMS quanto em mercados complementares”, destaca Martins.

Atualmente, a Labsoft possui clientes em 10 países, tendo duplicado sua receita de forma orgânica no Brasil e na América Latina nos últimos três anos, e quadruplicado o número de clientes internacionais. Além de abrir uma sede no Chile, contratou equipes locais na Colômbia e no México.

Fundada em 2002, a empresa é considerada uma das maiores do nicho de desenvolvimento de sistemas de gestão para laboratórios (LIMS, na sigla em inglês), especialmente em setores como indústrias farmacêuticas, químicas, alimentícias e ambientais.

Seu LIMS tem funções como rastreabilidade, controle de qualidade e conformidade regulatória,permitindo a gestão de amostras, dados analíticos e processos internos.

Em 2022, a Labsoft foi adquirida pelo fundo Kilimanjaro Capital, empresa de investimentos brasileira que opera sob o modelo de Search Funds. 

Atualmente, a companhia conta com 100 colaboradores, atua em mais de 10 países e possui cerca de 270 clientes. Entre eles, estão Copacol, Ipiranga, General Mills, Clariant, Unipar e BRK Ambiental.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.