Bebidas quentes podem causar câncer? Saiba o jeito seguro de consumir

A nutricionista do Instituto Nacional do Câncer (INCA) Luciana Maya, explica que, de acordo com Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), o consumo de bebidas quentes acima de 65 graus é considerado um grande risco para a saúde. No conteúdo a seguir, confira mais detalhes que trouxemos do Ministério da Saúde. 

Café
Reprodução/Pinterest Café quente

O desenvolvimento do câncer de esôfago, por exemplo, se deve em grande maioria das vezes, à exposição constante da mucosa a altas temperaturas, provocando consequentes lesões e danos às células. No entanto, o consumo de bebidas em temperaturas mais baixas não apresenta risco para o aparecimento da doença.

De acordo com informações do INCA, no Brasil o câncer de esôfago é o sexto mais frequente entre os homens e o décimo quinto entre as mulheres. E também, o oitavo mais frequente no mundo. 

Bebidas quentes
Reprodução/Pinterest Chimarrão

Quais os riscos que o chimarrão oferece?

A especialista afirma que, de acordo com estudos realizados ao longo do tempo, o câncer de esôfago é observado para o consumo de chimarrão. O mate quente, por exemplo, é consumido de uma forma bem característica. Sendo escolhido por beber em temperatura elevada, por conta do sabor que fica mais agradável.

Siga a Like Magazine no Instagram

Qual o jeito mais seguro de consumir chimarrão?

O chimarrão é uma expressão cultural e faz parte de diversos grupos, familiares e, até mesmo, no ambiente de trabalho. Portanto, o consumo dele pode e deve ser continuado, mas com cautela. Aliás, o equilíbrio é receita principal para cuidar do nosso bem-estar. Por isso, o jeito mais seguro de consumir  deve ser em temperaturas inferiores a 60ºC, geladas ou em temperatura ambiente. 

Se você gostou do conteúdo, assine a nossa newsletter e receba atualizações sobre bem-estar.

O post Bebidas quentes podem causar câncer? Saiba o jeito seguro de consumir apareceu primeiro em Like Magazine.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.