Biguaçu: destaque entre as cidades mais empreendedoras do estado

Biguaçu: destaque entre as cidades mais empreendedoras do estado

A população de Biguaçu ultrapassou 76 mil pessoas em 2022, o que representa um aumento de 31% em pouco mais de dez anos – Foto: Divulgação/Ibagy Imóveis

Bem do lado da BR-101 há uma das praias mais bonitas e tranquilas da grande Florianópolis. Balneário de São Miguel foi um dos primeiros lugares descobertos pelos açorianos lá por 1748 e pela década de 1970 foi uma das praias mais famosas da Grande Florianópolis, hoje, é um polo gastronômico que atrai turistas e moradores.

Já do outro lado da BR-101 são as águas do rio que formam a cachoeira de São Miguel. Uma beleza de encher os olhos que disputa com o charme da arquitetura do século 18 do Museu Etnográfico Casa dos Açores.

Lugares cheios de história que se espalham por Biguaçu, o passado preservado numa das cidades mais aconchegantes da região. A calmaria da praça central revela um município bom de se viver. É a terceira cidade com melhor qualidade de vida na Grande Florianópolis, ficando atrás apenas da Capital e de Antônio Carlos.

Maurício Nunes nasceu e cresceu em Biguaçu e ao retornar para cidade, depois de 30 anos fora, se surpreendeu com o desenvolvimento que viu.

“A cidade deu um pulo muito grande, criou prédios que não tinha, prédios gigantescos. Onde eu estou morando não tinha prédios, estou vendo evoluir demais. A qualidade de vida continua muito boa, Biguaçu é muito bom de morar”, comenta.

Cidade empreendedora

Biguaçu: destaque entre as cidades mais empreendedoras do estado

Victor Ibagy, Diretor de Marketing da Ibagy Imóveis – Foto: Divulgação/Ibagy Imóveis

Biguaçu se tornou um dos municípios que mais se destaca no cenário econômico. É um dos maiores produtores de grama, plantas para jardinagem, arroz e hortaliças.

É, também, uma cidade para bons negócios configurando na quarta colocação no ranking dos municípios de Santa Catarina que mais empreendem, atrás apenas de Balneário Camboriú, Itapema e Florianópolis.

No primeiro semestre de 2024, foram abertas 1.587 novas empresas, o que representa um crescimento de 16,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Dados do Observatório de Negócios do Sebrae/SC revelam, ainda, que entre 2019 e 2023 Biguaçu se destacou entre os municípios que mais subiram na taxa de crescimento do empreendedorismo, com variação positiva de 4,81%, enquanto que a média das cidades catarinenses foi de 1,82%.

Resultado que tem feito muita gente apostar na cidade para morar e para trabalhar. Há pouco mais de um mês, a Ibagy Imóveis abriu as portas na cidade, próximo da BR-101, numa posição estratégica, investindo no potencial de Biguaçu.

Segundo Victor Ibagy, Diretor de Marketing, Biguaçu é, atualmente, uma das cidades de maior potencial habitacional na região.

“É uma cidade onde a pessoa consegue fazer tudo a pé, pois ainda tem aquele sentimento de uma cidade menor, o que traz uma sensação aconchegante. É uma cidade muito indicada para quem busca uma qualidade de vida maior onde pode trabalhar e morar aqui mesmo”, analisa Victor.

Amanda Branco, gerente comercial da Ibagy de Biguaçu, tem buscando imóveis para colocar no catálogo da agência e atender aos novos moradores. O que ela tem visto são famílias vindas dos mais diferentes lugares do país que escolheram Biguaçu pelas vantagens que a cidade traz na região metropolitana.

“Hoje tem boas escolas aqui na região, com um comércio variado, não precisa sair de Biguaçu para procurar mercados, tem tudo aqui. E com o contorno viário facilitou ainda mais para quem quer se locomover na região. Facilitou para quem vem de Antônio Carlos, para quem quer ir para as praias como Governador Celso Ramos, para Palhoça, São José, então, ficou ainda mais fácil morar em Biguaçu”, explica a gerente.

População em crescimento

A população de Biguaçu ultrapassou 76 mil pessoas em 2022, o que representa um aumento de 31% em pouco mais de dez anos, e a tendência é seguir nesse ritmo. Prédios em construção começam a trazer modernidade e desenvolvimento na região.

“Biguaçu está sendo a bola da vez que Palhoça foi por muito tempo. Acredito que Palhoça ainda continuará se desenvolvendo por um tempo, mas Biguaçu terá um desenvolvimento maior”, comenta Victor Ibagy.

Bom para quem é dono de um imóvel em Biguaçu que não tem ficado de portas fechadas. Bom para quem está vendo na cidade uma oportunidade. Num município que não esquece o passado, mas que projeta um grande futuro.

*Agência Ibagy fica localizada na Rua João Born, nº 500, Centro, Biguaçu.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.