Airbus Daher e Safran concluem os testes de voo do avião híbrido

Avião híbrido EcoPulse Airbus Daher e Safran

EcoPulse, o demonstrador de aeronave de propulsão híbrida-elétrica distribuída desenvolvido em conjunto pela Daher, Safran e Airbus – concluiu sua campanha de testes de voo, fornecendo insights cruciais para atingir as metas de descarbonização do transporte aéreo até 2050. Este projeto colaborativo, que é emblemático do setor aeroespacial francês, forneceu uma experiência única no design, certificação, produção e operação de aeronaves híbridas-elétricas.

Testes de voo pioneiros

A EcoPulse realizou seu primeiro voo de teste híbrido-elétrico em 29 de novembro de 2023, do Aeroporto Tarbes–Lourdes–Pyrénées. Desde seu voo inaugural, a EcoPulse acumulou 100 horas de voo e realizou cerca de 50 voos de teste com o sistema de propulsão híbrida distribuída, o último dos quais ocorreu em julho de 2024. Esses testes permitiram a demonstração de níveis de potência elétrica a bordo sem precedentes para propulsão elétrica distribuída, com uma tensão de rede de aproximadamente 800 volts CC e uma potência de saída de 350 quilowatts.

Os testes de voo produziram descobertas significativas, incluindo uma avaliação objetiva da maturidade das tecnologias de hibridização, uma avaliação de desempenho quando integradas à aeronave e uma identificação de limitações operacionais.

Avião híbrido EcoPulse Airbus Daher e Safran
Avião híbrido EcoPulse / Foto divulgação

 

Por exemplo, os testes mostraram que a sincronização de fases dos ePropellers (motores elétricos) pode reduzir o ruído interno. Essa sincronização de fases é um benefício adicional do inovador computador de controle de voo, projetado principalmente para manobrar a aeronave – substituindo superfícies de controle tradicionais – ajustando a distribuição de energia elétrica entre os ePropellers. 

Desafios tecnológicos para o futuro

De forma mais ampla, a EcoPulse identificou os principais desafios na descarbonização da aviação:

  • Arquiteturas elétricas e híbridas-elétricas;
  • Desenvolvimento de componentes-chave: baterias (desempenho e alcance operacional) e sistemas de gerenciamento de alta tensão (>400 V);
  • Assistência ao piloto com interfaces especializadas;
  • Lógica de demonstração para aeronavegabilidade;
  • Otimização de peso e ruído;
  • Habilidades associadas ao gerenciamento da complexidade.

A campanha de testes de voo estabeleceu as bases para documentos de conformidade para atender aos requisitos regulatórios para voos de propulsão híbrida-elétrica, estabelecendo a base para certificar a segurança de configurações inovadoras de aeronaves.

Uma colaboração exemplar no centro da inovação aeroespacial

O projeto EcoPulse demonstra a força da cooperação de alto nível entre Daher, Safran e Airbus. Ao reunir sua expertise e recursos de teste, os parceiros demonstraram sinergias significativas entre a aviação geral e a aviação comercial.

“Estamos particularmente satisfeitos com o sucesso do programa EcoPulse e seus resultados. Esta foi a primeira vez que testamos um sistema de propulsão híbrido-elétrico completo em voo, e esses testes representaram um marco significativo em nosso roteiro de tecnologia”, disse Eric Dalbiès, vice-presidente sênior – Estratégia e diretor de tecnologia da Safran. “As lições aprendidas nos permitem continuar validando tecnologias de descarbonização.”

Avião híbrido EcoPulse Airbus Daher e Safran
Avião híbrido EcoPulse / Foto divulgação

 

“O EcoPulse permitiu que a Daher desse um passo crucial no desenvolvimento de uma aeronave de baixo carbono. Este projeto não apenas nos ajudou a projetar um sistema operacional para um protótipo de demonstração, mas também a enfrentar obstáculos tecnológicos críticos. Graças a esta colaboração rica e sem precedentes, fizemos um progresso significativo em direção à hibridização”, enfatizou Pascal Laguerre, diretor de tecnologia da Daher.

“Esta campanha EcoPulse nos permite avançar certas tecnologias híbridas-elétricas, como baterias de alta voltagem, e integrá-las em futuras aeronaves, helicópteros e soluções de mobilidade aérea”, disse Jean-Baptiste Manchette, Chefe de Propulsão do Amanhã na Airbus. “Com a propulsão elétrica distribuída, alcançamos nossa meta de modelar a física de voo e o gerenciamento de energia no nível da aeronave, elementos-chave para moldar a próxima geração de aeronaves”, acrescentou.

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