Dona da casa afetada por deslizamento em Itapetininga diz que denunciou rachaduras após início de obras há um ano: ‘Agora é tarde’


De acordo com a Defesa Civil, moradores permanecerão alojados em hotel por questões de segurança, porque com a quantidade das chuvas é impossível fazer alguma obra de contenção no momento. Casas são interditadas após deslizamento de terra em Itapetininga, moradores estão em hoteis
Reprodução/TV TEM
A dona da casa que sofreu um deslizamento após a forte chuva que atingiu Itapetininga (SP) neste domingo (8) denunciou o aparecimento de rachaduras para a Defesa Civil há um ano, após início das obras no terreno ao lado.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Em entrevista à TV TEM, a professora aposentada Vera Lúcia Alexandre Gorreri, relembrou que as rachaduras nas paredes da casa surgiram após as obras em um terreno próximo, e que já havia comunicado Defesa Civil do município.
“Esperei tanto por esse momento que eles viessem antes, agora é um pouquinho tarde né, agora as coisas já aconteceram”, lamentou.
Dona da casa que sofreu deslizamento após chuva em Itapetininga denunciou rachaduras após início de obras há um ano.
Reprodução/TV TEM
Nesta segunda-feira (9) a Defesa Civil de Itapetininga liberou uma das duas casas que foram interditadas. De acordo com Catarina Nanini Motta, agente da Defesa Civil Municipal, os moradores permanecerão alojados em hotel por questões de segurança, porque com a quantidade das chuvas é impossível fazer alguma obra de contenção no momento.
“Nós estamos com uma equipe no local, engenheiro da prefeitura, da Secretaria de Obras, a engenheira da Defesa Civil, já acionamos a equipe de engenharia da construtora para juntos tomarmos uma decisão do que fazer aqui. A obra está regular, apresentou os alvarás da prefeitura, está com planejamento as plantas em dias, documentação da obra estava toda em dia”, esclareceu.
Chuva forte causa deslizamento de terra e deixa moradores desalojados em Itapetininga
A TV TEM não conseguiu contato com os responsáveis pela empresa Mod Empreendimentos, que faz a obra no terreno particular onde ocorreu o deslizamento de terra.
Relembre o caso
A chuva forte que atingiu Itapetininga (SP) neste domingo (8) causou estragos na região. Conforme a Defesa Civil do Estado, houve um deslizamento de terra na Vila Aliança e três pessoas ficaram desalojadas.
Conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade registrou maior volume de chuva do estado de São Paulo nas última 24 horas, com 55 milímetros.
Três pessoas ficaram desalojadas após forte chuva em Itapetininga (SP)
Defesa Civil/Divulgação
O deslizamento de terra ocorreu na rua Paulino Aires Ribas. O local fica nos fundos de uma casa, onde uma edícula também desabou. Segundo a Defesa Civil, havia um canteiro de obras em processo de escavação próximo ao imóvel no momento em que houve o deslizamento.
O imóvel e uma casa que fica ao lado foram interditados preventivamente. Três pessoas ficaram desalojadas e foram encaminhadas para um hotel. A estadia será custeada pela empresa responsável pela obra.
A Defesa Civil do Estado ofertou apoio e materiais de ajuda humanitária, porém, o município negou a ajuda, declarando que não há necessidade. Apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.