Veja quando o abastecimento de água em Niterói e SG volta ao normal

Vai ser preciso paciência para os moradores de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá terem a normalização do abastecimento de água nas quatro cidades. Isto porque a Águas de Niterói e Águas do Rio informaram ao ENFOCO, na noite desta sexta-feira (1), que a distribuição do líquido nos municípios será retomado gradativamente e normalizada em até 72 horas. 

A Cedae disse que a produção de água em Imunana-Laranjal foi retomada às 17h12 desta sexta, após reparos de entrada de entrada de energia elétrica no sistema realizados pela Enel. 

Leia também

  • A produção de água no Sistema Imunana-Laranjal foi retomada por volta das 17h desta sexta (1)

    Acabou a água em Niterói! Concessionária alerta consumidores

  • A produção de água no Sistema Imunana-Laranjal foi retomada por volta das 17h desta sexta (1)

    Já falta água em São Gonçalo e Maricá após problema elétrico

  • A produção de água no Sistema Imunana-Laranjal foi retomada por volta das 17h desta sexta (1)

    Deu ruim! Reparo elétrico complica volta de água em SG e Niterói

Ainda de acordo com a Cedae, a manutenção preventiva anual do sistema havia sido concluída à 1h, quando a captação e o tratamento de água foram retomados, mas às 2h05 foi preciso interromper a operação para manutenção da Enel. Às 12h45, o sistema voltou a operar, mas foi preciso nova interrupção, às 13h30, para ajustes em uma das novas válvulas instaladas durante a manutenção.

A Cedae disse ainda que a previsão é de que o sistema esteja operando com 100% da sua capacidade até as 21h desta sexta. O prazo para normalização total do abastecimento nas regiões atendidas pelo sistema deveria, no entanto, ser informado pelas concessionárias Águas do Rio e Águas de Niterói, de acordo com as respectivas áreas de atuação.

Responsável pelo fornecimento em São Gonçalo, Itaboraí, Maricá (Inoã e Itaipuaçu) e Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, a Águas do Rio deu o mesmo prazo que a Águas de Niterói. A normalização da distribuição de água ocorrerá, de forma gradativa, em até 72 horas, podendo levar mais tempo em áreas mais elevadas, pontas das redes de distribuição e nos locais onde forem detectadas ocorrências, como vazamentos”. 

A Águas do Rio disse ainda que “até que o fornecimento de água tratada seja integralmente restabelecido, a concessionária orienta os seus clientes a utilizarem a água de cisternas e caixas d’água somente para as atividades essenciais, adiando tarefas que demandem alto consumo. A concessionária está priorizando o uso de caminhões-pipa para abastecer unidades de saúde, creches e escolas”.

De acordo com a Cedae, a manutenção preventiva foi necessária para executar reparos gerais, instalação de equipamentos, ajustes eletromecânicos, revisão de componentes e limpeza das estruturas.  As ações aumentam a segurança operacional do sistema, garantindo o fornecimento contínuo durante o verão, período de maior consumo de água.

Mais de 2 milhões de clientes afetados 

O Imunana-Laranjal é responsável pelo abastecimento de mais de 2 milhões de pessoas nas cidades de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí (fornecimento de água bruta), Maricá (distritos de Inoã e Itaipuaçu) e a Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.

Canais de comunicação

A Águas do Rio disse que está à disposição da população por meio do 0800 195 0 195, disponível para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp. Já a Águas de Niterói informou que, em casos de dúvidas, os clientes podem entrar em contato pelo WhatsApp 21 97211-8064, site www.aguasdeniteroi.com.br, aplicativo Cliente Águas ou 0800 723 1222.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.