Começam as obras de desassoreamento do Rio do Brás, em Canasvieiras

As obras de desassoreamento do Rio do Brás, em Canasvieiras, no Norte da Ilha, começaram na manhã desta segunda-feira (2). A retirada lodo, terra e outros materiais no fundo do canal era um pedido antigo dos moradores que enfrentavam alagamentos em dias de chuva forte.

Na foto, Rio do Brás tomado por plantas aquáticas formando um tapete verde.

Neste ano, Rio do Brás já esteve tomado por plantas aquáticas devido a quantidade de matéria orgânica  – Foto: Nícolas Horácio/ND

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Florianópolis, responsável pelo serviço, o projeto de revitalização prevê, também, a instalação de quiosques, bancos, decks de madeira para aproveitar a paisagem e equipamentos aeradores dentro da água que devem melhorar oxigenação do ambiente aquático.

Para o secretário da pasta, Eduardo Sardá, o principal objetivo da obra é a recuperação ambiental e o acesso a espeços de lazer para a comunidade.

“Este projeto pretende recuperar um corpo hídrico que por muitos anos foi símbolo de poluição e degradação. A iniciativa visa requalificar o espaço em diversos aspectos, com destaque especial para a recuperação ambiental e benefícios para toda a população que mora no entorno do Rio do Brás”, disse.

Obras no Rio do Brás devem ser concluídas em seis meses

Na etapa de desassoreamento do Rio do Brás, 5,8 mil metros cúbidos de sedimentos devem ser retirados do local. O valor representa cerca de 415 caminhões. Esta fase deve ser concluída em seis meses, afirma Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Capital.

Projeto inclui a construção de um deck de contemplação com cerca de 952 metros quadrados, além da instalação de três quiosques comerciais – Foto: PMF/Divulgação/ND

Após a conclusão da obra, o leito do rio deve ter maior capacidade para absorvar o excesso de água da chuva, o que reduzirá os alagamentos na região.

Além disso, toda a orla será restaurada já que hoje a vegetação tomou conta do local. O projeto prevê novos passeios em concreto, biclicletário, bancos e iluminação pública de toda a via. As árvores devem ser preservadas.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.