O que significa estar sempre com pressa, segundo a psicologia

Algumas pessoas acreditam que nunca têm tempo suficiente, independentemente das circunstâncias. Embora possa parecer um simples hábito, a psicologia analisa os fatores comportamentais e emocionais.

Estar sempre com pressa pode estar relacionado à ansiedade, ao estresse, ou até a uma personalidade perfeccionista que procura atender a altos padrões em todas as áreas da vida.

As pessoas que estão sempre com pressa geralmente sentem medo de não atender às expectativas, sejam elas próprias ou dos outros.

na foto aparece um homem atrasado na rua e sempre com pressa

Estar sempre com pressa pode estar ligado ao estresse crônico, à necessidade de validação externa ou mesmo à pressão de viver em uma sociedade – Foto: Reprodução/ND

Pessoas que estão sempre com pressa

Esse comportamento pode estar ligado ao estresse crônico, à necessidade de validação externa ou mesmo à pressão de viver em uma sociedade que valoriza mais a produtividade do que o bem-estar pessoal.

Manter-se ocupado e sempre com pressa dá a falsa sensação de controle e evita evita lidar com emoções desconfortáveis.

Um outro fator importante é a personalidade do tipo A, que é caracterizada pela competitividade, impaciência e urgência constante.

na foto aparece um homem atarefado e sempre com pressa

Homem em reunião durante o trabalho – Foto: Reprodução

O perfil psicológico tende a associar o valor pessoal à realização de metas, o que geral uma sensação de pressa ou até mesmo nas tarefas do dia a dia.

A incapacidade de gerenciar o tempo ou priorizar adequadamente pode agravar essa percepção de falta de tempo.

Do ponto de vista emocional, estar sempre com pressa pode evitar inatividade ou mesmo uma sensação de vazio. Muitas pessoas preenchem suas agendas como uma estratégia inconsciente para evitar lidar com preocupações internas ou medos profundos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.