Fosse, ex-Santander, assume TI do Sicredi

Gustavo Fosse, ex-coordenador de Tecnologia de Varejo e Financeira do Santander, assume o cargo de diretor executivo de TI do Sicredi em dezembro.

A informação é de fontes de mercado ouvidas pelo Baguete e foi confirmada pelo Sicredi por meio da sua assessoria de imprensa.

Em nota, o Sicredi informa que Fosse deverá promover “um modelo integrado entre as diferentes entidades do sistema, mantendo a resiliência e segurança dos ambientes”.

O Sicredi é a cooperativa de crédito mais conhecida do país e tem um arquitetura complexa, com 100 cooperativas singulares na ponta, acima das quais ficam cinco centrais, que por sua vez se organizam em uma confederação. 

Fosse é um executivo experiente no meio financeiro. Ele estava desde junho na área de Banking da NTT Data, uma grande integradora de tecnologia, mas fez a sua carreira dentro de instituições financeiras. 

O profissional fez uma carreira de 34 anos na TI do Banco do Brasil, onde começou como menor auxiliar em 1986, chegando ao cargo de vice-presidente de desenvolvimento de negócios e tecnologia entre novembro de 2020 e maio de 2021.

No seu período no BB, Fosse foi membro do conselho de administração da BB Tecnologia, do Cassi e da Brasilprev, além de ter sido diretor na Febraban. Ele foi contratado pelo Santander em 2021. 

A cadeira de CIO do Sicredi anda meio quente. O antecessor de Fosse, Hélio Matsumoto, ficou um ano e meio na posição, antes de deixar o cargo em setembro, em outra movimentação revelada em primeira mão pelo Baguete. 

Matsumoto era outro executivo experiente, ainda que não na área financeira exatamente. Ele comandou a TI de organizações como Grupo Fleury, Buscapé e C&A. 

Com mais de 120 anos de atuação, o Sicredi conta com 7,5 milhões de associados e 2,7 mil agências em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.