Huawei tem sistema operacional próprio

A Huawei, gigante chinesa de tecnologia, lançou hoje, 26, seu primeiro smartphone equipado com um sistema operacional próprio, desenvolvido em resposta às sanções impostas pelos Estados Unidos.

O modelo de celular Mate 70 terá o software HarmonyOS Next, sistema que a Huawei pretende estabelecer no mercado para rivalizar diretamente com o iOS da Apple e o Android da Google.

A nova versão do HarmonyOS Next possui um processador capaz de atingir velocidades similares às de redes 5G e foi desenvolvida sem depender do código aberto do Android.

Entretanto, o sucesso do sistema depende da adesão de desenvolvedores para adaptar suas plataformas ao novo código-base.

A empresa afirma que já conta com 15 mil aplicativos e serviços nativos compatíveis com o HarmonyOS Next, incluindo nomes populares na China, como WeChat, TaoBao e o serviço de entrega Meituan. 

Segundo usuários e desenvolvedores consultados pelo Financial Times, muitos desses aplicativos ainda apresentam falhas em funcionalidades básicas.

O custo de adaptação também é um desafio: uma empresa chinesa chegou a cobrar cerca de R$ 1,4 milhão para ajustar um único aplicativo ao novo sistema. 

Para reduzir esses entraves, a Huawei tem investido em treinamentos intensivos, presenciais e online, e oferece suporte técnico imediato aos programadores.

A companhia conta com a fidelidade de seus clientes, que, segundo diretores, têm demonstrado disposição para relevar falhas iniciais, incentivando desenvolvedores a avançarem na adaptação e no aperfeiçoamento da tecnologia.

A Huawei informou que o HarmonyOS original já está instalado em mais de 1 bilhão de dispositivos e que os aplicativos para o HarmonyOS Next estão sendo atualizados quase diariamente.

No último mês, a empresa reportou um aumento de 30% em vendas em comparação com os primeiros nove meses de 2023.

Embora as sanções americanas tenham sido impostas para enfraquecer a Huawei, elas acabaram consolidando a empresa como uma das maiores do setor de tecnologia. 

Com o lançamento do HarmonyOS Next, a Huawei almeja se firmar como o terceiro grande sistema operacional móvel no mercado global.

Fundada em 1987, a Huawei é hoje uma das maiores fornecedoras mundiais de equipamentos de telecomunicações e dispositivos eletrônicos de consumo. 

A companhia atua em áreas como redes de telecomunicações, liderando tecnologias 4G e 5G, além de fornecer soluções de TI para empresas e governos, incluindo computação em nuvem, big data, infraestrutura de data centers e inteligência artificial.

Com mais de 207 mil funcionários, a Huawei atende atualmente mais de um terço da população mundial.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.