Você não é o Google

Primeira coisa pra você lembrar quando começa a contratar para engenharia é que você não é o Google. Porque? Porque você provavelmente não tem reputação, marca empregadora, e nem competitividade de salários com essas empresas. 

Isso, por si só, faz com que o processo de contratação para um startup seja completamente distinto. Seja humilde.

Quando eu ligava para os candidatos e me apresentava “Fernanda do Google” ou “Fernanda do Facebook”, as pessoas paravam para me ouvir. Hoje, a Fernanda do Alfredo não tem mais o peso dessas marcas empregadoras pra dar “carteirada”. E agora? 

1) Processo de contratação de pessoas é um processo de venda. Você está vendendo o seu projeto, a sua empresa, e está se vendendo também. E pasmem, o processo de retenção de pessoas também é similar ao processo de retenção de clientes (papo para outro post).

2) Tenha uma resposta clara para a pergunta: “O que você precisa fazer nos próximos 6 ou 12 meses?”. Não porque as pessoas vão te perguntar necessariamente numa entrevista, mas para você saber validar se a experiência que a pessoa tem é aquilo que você precisa neste momento do seu negócio.

3) Procure curiosidade. Pessoas curiosas aprendem, se adaptam. Pessoas acomodadas são o contrário disso e especialmente para um startup, flexibilidade e adaptabilidade são essenciais. Peça para a pessoa te ensinar algo que você não saiba (ou nem peça, caso ela já esteja te ensinando sem você perguntar explicitamente). Veja o nível de empolgação quando ela fala de projetos do passado, do que aprendeu recentemente.

4) Preste atenção nas perguntas que a pessoa te faz. Ela precisa estar interessada no seu projeto, naquilo que você está fazendo agora, e a sua visão de futuro. 

5) Faca UM teste técnico. Se o exercício que você aplica for bom, e bem aplicado, será o suficiente para testar a habilidade técnica.

6) Não minta. Converse sobre os desafios abertamente. Lembre-se que essa pessoa vai passar 8 horas por dia trabalhando com você, e mesmo que você esconda alguma situação que não é ideal, ela vai descobrir, e se fizer isso sem que você tenha alertado antes, vai se sentir traído, e a coisa começa a despencar a partir daí.

Na minha opinião, um processo de contratação para um startup tem que durar no máximo 2 horas total. Neste tempo, você consegue acomodar: 30 minutos de primeiro bate-papo, 45 minutos de aprofundamento no perfil, 45 minutos de conversa técnica. Talvez o primeiro papo e o segundo sejam tudo junto numa conversa só. 

O investimento de uma pessoa para ser contratada pelo Google e pela sua startup “ninguém ouviu falar antes” não vai ser o mesmo, e é ok que não seja. Entrar no processo com essa clareza vai te fazer desenhar um processo mais honesto pra dentro e pra fora.

E se contratar errado? Seja transparente. Ninguém gosta de ficar em emprego que não dá dando certo. 

* Fernanda Weiden é co-fundadora do Alfredo, com mais de 20 anos em big tech e scale ups como Meta, Google, VTEX e Unico. 

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