Equipe de médicos veterinários realiza procedimentos dentários no hipopótamo ‘Toiço’ em Presidente Prudente; VEJA VÍDEO


Procedimento contou com a participação de 10 profissionais, nesta quarta-feira (23). Equipe realiza procedimentos dentários em hipopótamo, em Presidente Prudente (SP)
Uma equipe de médicos veterinários realizou, nesta quarta-feira (23), diversos procedimentos dentários no hipopótamo Toiço, no Parque Ecológico da Cidade da Criança ‘Agripino de Oliveira Lima Filho’, em Presidente Prudente (SP) (confira no vídeo acima).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Conforme o Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista (Ciop), que administra o Hospital Veterinário do local, o tratamento incluiu um procedimento de canal, o aparo dos dentes caninos e a coleta de amostras para diversos exames.
A equipe foi composta por 10 profissionais, sendo oito brasileiros e dois norte-americanos. Os profissionais se deslocaram das cidades de Americana (SP) e São Paulo (SP) até Presidente Prudente (SP), trazendo diversos equipamentos para a execução do procedimento.
Equipe de médicos veterinários realiza procedimentos dentários em hipopótamo, em Presidente Prudente (SP)
Ciop
Conforme o biólogo Eduardo Viana Gasque, que atua na Cidade da Criança, a equipe observou, há alguns meses, que o hipopótamo estava incomodado e havia uma mancha em um de seus dentes, que motivava o animal a raspar esse dente nas estruturas de concreto e metálicas do recinto dele.
Em seguida, os profissionais do parque ecológico procuraram por profissionais com experiência no manejo de animais desse porte.
“Esse procedimento foi um procedimento de risco, principalmente, por conta da anestesia. Qualquer anestesia de um mega vertebrado é um procedimento muito complexo, que envolve muita gente. Então, a gente tinha noção que existia um risco grande, mas era um risco necessário porque o animal estava incomodado, estava com dor. Tinha que ser feita alguma intervenção”, esclareceu o biólogo ao g1.
Equipe de médicos veterinários realiza procedimentos dentários em hipopótamo, em Presidente Prudente (SP)
Ciop
Além disso, Gasque também contou que passou a noite anterior junto com o Toiço, porque o animal precisou ficar em observação. Ele estava acompanhado da médica veterinária e da zootecnista da Cidade da Criança.
“Porque foi necessário fazer um jejum alimentar e hídrico. Ele teve que ficar preso em um espaço pequeno antes do procedimento e a gente teve que ficar ali observando ele para garantir que não se machucasse”, relembrou o biólogo ao g1.
Equipe de médicos veterinários realiza procedimentos dentários em hipopótamo, em Presidente Prudente (SP)
Ciop
Ao fim do procedimento, Gasque relatou que o retorno anestésico do animal foi “muito satisfatório” e ele acordou “bem rápido” e desperto.
“A recuperação está sendo boa. Ele já voltou para a piscina, já voltou a comer, mas os próximos 60 dias serão de tratamento pós-operatório. Então, ele vai estar tomando antibiótico, anti-inflamatório, analgésico. É um momento delicado, mas o momento mais crítico, com certeza, já passou”, finalizou o biólogo ao g1.
Conforme o Ciop, os profissionais do Hospital Veterinário da Cidade da Criança também auxiliaram nos procedimentos realizados. Além disso, os veterinários norte-americanos fazem parte da Fundação Dentária Internacional Peter Emily, que fornece cuidados odontológicos veterinários avançados com objetivo de melhorar a vida de animais exóticos em cativeiro e santuários.
Equipe de médicos veterinários realiza procedimentos dentários em hipopótamo, em Presidente Prudente (SP)
Ciop
Hipopótamo Toiço na piscina do recinto após procedimentos, nesta quinta-feira (24)
Paula Sieplin/TV Fronteira
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.