Marcas chinesas de motocicletas premium assumem a liderança na Europa com alta qualidade e preço baixo

A nova ordem: marcas chinesas se tornam lideres de vendas no cenário europeu

Há duas décadas, a gigante automobilística alemã BMW uniu forças com uma poderosa fabricante chinesa para a produção de motocicletas. O que começou como uma colaboração estratégica, hoje se transformou em uma verdadeira revolução: aquela gigante chinesa não apenas aprendeu, mas agora está dominando o mercado europeu de motocicletas, superando suas antigas parceiras e marcas lendárias.

imagem voge 900 dsx
Voge 900 DSX está no topo na Espanha – foto: Divulgação

A motocicleta chinesa está conquistando a Europa. Tão significativo é esse avanço que, entre as marcas mais vendidas, algumas das posições de topo já são ocupadas por fabricantes da China. Embora empresas japonesas icônicas como Honda e Yamaha ainda mantenham a liderança nas vendas acumuladas gerais, o cenário muda drasticamente quando analisamos por modelo. E de forma surpreendente!

A ascensão da Voge e Zontes: qualidade premium acessível

A Voge é uma marca premium da gigante chinesa Loncin, já possui o modelo trail mais vendido em importantes mercados europeus e figura no Top 3 do ranking geral de vendas. A Loncin, que desembarcou no continente há poucos anos, hoje já se consolida como uma das maiores fabricantes. E o que é ainda mais impressionante: outra fabricante chinesa, a Zontes, ocupa a terceira posição no ranking de vendas totais.

Há uma história notável por trás do sucesso da Voge: a marca chinesa conseguiu se estabelecer e crescer na Europa com o apoio de uma gigante alemã. A Loncin fabrica motores para a renomada marca alemã há mais de 20 anos. De fato, muitos dos modelos mais emblemáticos da marca alemã, como a F 900 GS, são equipados com esses motores fabricados na China. O acordo de colaboração nasceu em 2005, com a Loncin comprometendo-se a investir massivamente em equipamentos e instalações para fabricar de acordo com os rigorosos padrões e requisitos europeus, indo além da produção de motores e fabricando motocicletas inteiras para a empresa alemã.

Nesse processo de estreitar laços, a marca alemã inclusive licenciou algumas de suas plataformas e motores para a Voge. É daí que surge o modelo que está varrendo o continente. A Voge é atualmente uma das quatro maiores fabricantes em diversos países da Europa, enquanto a parceira alemã, por exemplo, figura na sétima posição, enfrentando desafios crescentes mês a mês.

imagem zontes gk 350 gustavo epifanio
Zontes GK 350 – foto: Gustavo Epifanio

A Zontes é uma marca de motocicletas que faz parte do grupo Tayo Motorcycle Technology, fundada em 2003. Criadora de motos premium de média cilindrada, a Zontes já atua no Brasil com sete modelos de 350 cilindradas através do Grupo JTZ Motos, que também representa as marcas Suzuki, Haojue, Kymco, além dos quadriciclos da Hisun.

LEIA MAIS: Zontes GK 350: uma cafe racer que combina estilo, performance e tecnologia

Voge 900 DSX: tecnologia e preço que invertem o jogo

Com a Voge 900 DSX, a marca chinesa alcançou seu objetivo: liderar o ranking de vendas no segmento de trail de alta cilindrada, um dos mais importantes e aspiracionais do mundo das motos. Este modelo, que bebe diretamente da plataforma da renomada F900GS, oferece um nível de equipamento notavelmente superior.

Os números da Voge 900 DSX são impressionantes. Não é apenas a liderança em sua categoria; é o fato de que a Voge conseguiu colocar uma motocicleta trail de quase 10.000 euros na terceira posição das marcas mais vendidas. Isso é ainda mais relevante considerando que as outras nove posições são ocupadas por scooters, uma categoria que responde por mais de 50% do total de vendas na Europa.

O plano da China para conquistar o consumidor europeu no mundo das motocicletas é baseado em dois pilares inegociáveis: qualidade-preço e um pacote de equipamentos incomparável.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.