Javep Chevrolet adota mensageria da Google

A Javep, uma das mais antigas concessionárias da marca Chevrolet, adotou o Rich Communication Services (RCS), sistema de mensageria da Google, em projeto executado pela Pontaltech, empresa especializada em soluções omnichannel.

Após anos utilizando estratégias de comunicação consideradas obsoletas, a concessionária queria otimizar o modo de contato e relacionamento com os clientes com o objetivo de manter a satisfação no pós-venda e gerar novas conversões de leads.

A escolha do RCS da Google ocorreu após o acompanhamento de campanhas de disparo por SMS no início deste ano, que obtiveram uma taxa de entrega de 77%, considerada positiva pela Javep e pela Pontaltech.

O RCS é um novo padrão de mensagens com funcionalidades como confirmações de leitura, indicação de quando alguém está respondendo, envio de arquivos em alta resolução — como vídeos e fotos —, mensagens com botões, entre outras.

“Cerca de 30% dos três envios de RCS Single feitos ao longo de fevereiro foram lidos e, aqueles que não foram entregues, foram redirecionados a envios por SMS Fallback, atingindo a taxa de 76% de entregas nessa modalidade, resultado que trouxe um maior retorno sobre o investimento”, conta Leonardo Henrique, coordenador de telemarketing da Javep.

Outro ponto destacado pela concessionária é o acompanhamento por relatórios que o RCS disponibiliza, o que possibilita identificar em qual momento o cliente desistiu de uma compra.

Com essa ação de monitoramento, sincronizada com disparos de SMS interativos em massa, foi possível aumentar em quatro vezes a conversão de leads e obter um crescimento de 4,8% no número de novos clientes, com um ticket médio de R$ 350.

O Grupo Javep foi fundado em 1969 em Jaú, São Paulo, e hoje é um dos maiores grupos automotivos do interior paulista, com presença em seis cidades: Jaú, Marília, São Carlos, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Araçatuba.

A Pontaltech, fundada em 2011, atua na automação e escalabilidade da comunicação entre empresas e seus clientes por meio de canais como SMS, e-mail, chatbots, voz e RCS, sendo uma das principais integradoras da ferramenta da Google no Brasil.

Com cerca de 400 clientes ativos, seu foco é em grandes companhias que utilizam alto volume de comunicação digital com seus público. Entre elas, estão Casas Bahia, Mercado Livre, Di Santinni, além de bancos, fintechs e instituições do setor de saúde.

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