Teixeira, ex-Docusign, assume área comercial na Sankhya

Tiago Teixeira, ex-vice-presidente de vendas para o México e demais países de língua espanhola da América Latina da Docusign, acaba de assumir como diretor comercial da Sankhya, uma das maiores empresas de software de gestão do Brasil.

Teixeira esteve nos últimos seis anos na Docusign, multinacional de soluções de assinatura eletrônica. Ele atuava desde 2021 no México.

O executivo também tem uma passagem de quase 10 anos pela Dell, na qual ocupou diversos cargos de gerência na área de vendas.

“Sistemas de gestão são a espinha dorsal de qualquer negócio que queira escalar com inteligência. Estou aqui para acelerar essa jornada — com um portfólio robusto, uma rede comercial preparada e uma meta clara: crescer exponencialmente e mudar o jogo”, afirma Teixeira.

À primeira vista, o fato de Teixeira não ter background em empresas de software de gestão pode parecer um pouco heterodoxo para a liderança comercial de uma companhia como a Sankhya.

Por outro lado, tanto a Dell quanto a Docusign são multinacionais líderes em seus segmentos, com uma atuação comercial sofisticada em diversos mercados, incluindo vendas diretas e indiretas.

No caso da Docusign, em particular, as soluções de assinatura eletrônica são integradas ao gerenciamento de acordos digitais, o que geralmente envolve várias áreas das empresas-clientes e apresenta similaridades com o universo do software de ERP.

O novo diretor comercial já chega sob pressão. A Sankhya faturou R$ 400 milhões em 2023 e, naquela época, divulgou um plano para alcançar R$ 1 bilhão até 2025.

Nos últimos anos, porém, a empresa não divulgou mais resultados, então não é possível saber ao certo como está a execução desse plano. A meta de R$ 1 bilhão continua sendo mencionada, mas agora sem um prazo definido.

É importante destacar que apenas duas empresas de software de gestão têm faturamento acima de R$ 1 bilhão no Brasil: a Totvs, que já superou esse marco há algum tempo (faturou R$ 5,4 bilhões no ano passado), e, mais recentemente, a catarinense Senior Sistemas.

O mercado ainda é bastante fragmentado, movimentando cerca de R$ 14 bilhões anuais, com projeção de crescimento médio de 12% ao ano até 2027, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES).

A pressão por metas deve ser incrementada pelos investidores. Em 2020, a Sankhya recebeu um aporte de R$ 425 milhões do fundo soberano de Singapura (GIC), um dos maiores já realizados em uma empresa desse nicho no país.

Somente em 2024, a Sankhya realizou três aquisições, incluindo a Espresso, startup mineira de gestão de despesas corporativas, e a Vixting, HR Tech especializada em saúde ocupacional e admissão digital, além da Flowbiz, solução de marketing digital adquirida neste ano.

As aquisições complementam o ecossistema Sankhya, que já inclui empresas como Neppo (atendimento), PontoTel (gestão de ponto), Ploomes (gestão do pipeline de vendas), Meetime (conversão de leads), Mindsight (recrutamento e seleção), ASIS (gestão tributária) e, mais recentemente, a Flowbiz (automação de marketing).

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