Visão da Indústria: Maio Amarelo – a mobilidade humana segura depende da responsabilidade

Acidentes de trânsito: a velocidade é a maior vilã, mas o fator humano é a causa preponderante. Leia na coluna Visão da Indústria sobre o Maio Amarelo 2025 e a necessidade de engajamento social por um trânsito humano, com respeito e segurança

O slogan “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, sem dúvida, é muito apropriado para a campanha do Maio Amarelo 2025.

Digo isso, pois, além de presidente da Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças (Anfamoto), sou presidente também da Associação Marly Menezes (AMM) para reabilitação e reinserção social de vítimas de acidente de trânsito, e aqui nesse espaço dedicado à indústria temos que nos voltar também para a segurança no trânsito, para aqueles que utilizam a motocicleta e nossos produtos. Sabemos que a velocidade no trânsito é a maior vilã.

Visão da Indústria: Maio Amarelo - a mobilidade humana segura depende da responsabilidade

O ritmo acelerado das grandes cidades contribuiu significativamente para o aumento dos acidentes, mas não é a causa preponderante, pois transitar na contramão, desatenção e o uso do celular também são causas frequentes.

LEIA MAIS: Sim à Motocicleta – Vamos desacelerar nosso dia a dia

O que prova que a grande maioria dos acidentes é provocada pelo fator humano, o que pode estar relacionado à fadiga por sobrecarga horária, ansiedade e alcoolismo. Por esse motivo, as políticas públicas devem considerar, além das campanhas de conscientização, que são fundamentais, a educação e a fiscalização, bem como a saúde física e psicológica dos condutores.

Visão da Indústra: lema do Maio Amarelo 2025 (Foto: Arquivo)

Nesse sentido, é fundamental que a sociedade se engaje para que o número de acidentes e mortes no trânsito seja reduzido. Não podemos esquecer que o trânsito é feito de pessoas e a mobilidade só se humaniza com respeito e segurança. O tema do Maio Amarelo é um convite para que todos reflitam sobre como o trânsito é um espaço coletivo, onde nossas atitudes afetam diretamente a vida de outras pessoas.

Visão da Indústria: Maio Amarelo - a mobilidade humana segura depende da responsabilidade
Motos no trânsito: (Foto: Gabriel Jabur/ Agência Brasília)

A mobilidade humana vai além do uso de veículos, inclui caminhar, pedalar, usar transporte público, carros e motos. Todos têm o direito de ir e vir em segurança, no entanto esse direito só pode ser garantido se todos fizerem seu papel. Respeito, empatia e responsabilidade salvam vidas. Pense nisso!

*Orlando Cesar Leone é Presidente da ANFAMOTO – Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças
**A opinião dos colunistas não reflete necessariamente a opinião da revista

Adicionar aos favoritos o Link permanente.