Bradesco desenvolve softwares com copiloto da Microsoft

O Bradesco, um dos principais bancos do país, criou a BIA Tech, uma solução focada em desenvolvimento com o compartilhamento de códigos por meio do GitHub Copilot e do Azure OpenAI Service, da Microsoft.

Quando um novo recurso precisa ser introduzido, o time da instituição financeira escreve instruções sobre o que precisa ser feito pelos desenvolvedores. 

Essa solução serve para melhorar a qualidade dessas instruções, quebrando cada história em partes menores de orientações e destacando elementos ausentes para tornar as informações mais claras. 

Além disso, o time criou um plug-in para permitir que os desenvolvedores conversem em linguagem natural com a ferramenta integrada às soluções já existentes e desenvolvam a história de maneira assistida.

Conforme o banco, a BIA Tech permitiu aliviar o trabalho burocrático dos projetos e aumentou a qualidade das histórias produzidas em cerca de 46 pontos percentuais, com avaliação média de 8,5 pontos de 10.

“Tudo o que está sendo planejado é com base no feedback dos nossos times de desenvolvedores. A BIA Tech já tem mais de 1,5 mil usuários fieis e as equipes conseguiram perceber os ganhos de se trabalhar com um copiloto de IA apoiando nas atividades do dia a dia dos desenvolvedores”, conta Nelson Borges, superintendente de TI do Bradesco.

As soluções combinadas da BIA Tech e Github Actions e Github Copilot também promoveram a automação nos processos de gerenciamento de código, o que beneficia a eficiência de processos, a colaboração entre os times e maior qualidade da gestão por meio de telemetria e análises de dados.

Atualmente, o GitHub Copilot sugere mais de 10 mil linhas de código por dia, com grande aceitação por parte dos desenvolvedores. Com isso, a equipe registrou ganhos de tempo que variam de 30% a 40% em um trecho de código.

O uso da ferramenta trouxe ganhos como a redução de 23% do tempo de análise de um incidente envolvendo a etapa de identificação de causa raiz e a definição de soluções de correção, com uma assertividade de 90% nas soluções sugeridas.

Esse sucesso levou o time de TI do banco a ampliar as capacidades da assistente de IA, que agora pode ajudar a avaliar os riscos de uma mudança no código, identificar potenciais vulnerabilidade, ajudar com métricas, entre outros.

De acordo com o Bradesco, o objetivo é capacitar os funcionários e dar ferramentas para que eles possam trocar tarefas repetitivas por atividades que explorem o seu potencial criativo e cognitivo, garantindo que a instituição permaneça na vanguarda da inovação tecnológica.

A expectativa é que, no futuro, a BIA Tech seja expandida para abranger todas as etapas do ciclo de vida de desenvolvimento de software.

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