Watts W-Trail, uma moto elétrica rápida e divertida por R$ 31.990

A mais nova moto elétrica do line up da Watts é a W-Trail, uma moto de personalidade. Com um design bastante moderno e linhas arrojadas que chama a atenção.

Estilo

A W-trail tem para-lama dianteiro baixo, mas o para-lama alto sob o farol, como têm algumas motos aventureiras maiores, sugere aptidão todo terreno, que é confirmada pelas rodas raiadas de aros de 19 polegadas na dianteira e 18 atrás, calçadas com pneus de uso misto.

imagem lateral Watts W-Trail
O desenho da W-Trail é bem moderno e chamativo. (Foto: Gustavo Epifanio)

Design

O desenho da W-Trail é bonito e bem-marcado com os vincos na silhueta. As abas laterais do tanque, que na verdade é o compartimento da bateria, se prolongam até a parte de baixo onde se encaixam na carenagem preta que esconde o motor.

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Por sua vez, o DRL do farol em LED lhe dá mais personalidade e chama a atenção no espelho retrovisor de quem vai à frente da W-Trail. Aliás, a lanterna e os piscas também são em LED.

Conhecendo a moto

Primeiramente é bom saber alguns detalhes do funcionamento desta Watts. Por exemplo, sempre que o descanso lateral é baixado, por segurança, o acelerador é desativado.

imagem frontal Watts W-Trail
A assinatura no DRL desta Watts, ficou bem bacana. (Foto: Gustavo Epifanio)

Sendo assim, é preciso liberar o acelerador por um botão no punho direito antes de sair com a moto. Também é preciso atenção com o seletor de marcha-ré, um vacilo pode ser perigoso.

imagem piloto em ação com a Watts W-Trail
A posição de pilotagem é bastante confortável. (Foto: Gustavo Epifanio)

Por outro lado, são 2 modos de pilotagem, Eco e Boost, que alternam a entrega de potência e autonomia. O modo Eco permite velocidade máxima de 50 km/h e autonomia de até 100 quilômetros. Já o modo Boost tem entrega mais incisiva e rápida, é capaz de fazer a moto chegar a 100 km/h, em contrapartida a autonomia cai para até 50 km.

imagem do acelerador da Watts W-Trail
Os botões no punho direito, o vermelho seleciona para frente ou para trás. O pequeno à esquerda dele, o modo de pilotagem (Eco/Boost). (Foto: Gustavo Epifanio)

A sensação de acelerar este motor elétrico é muito bacana principalmente no modo Boost, onde a sensação de torque máximo imediato é delirante. Já no modo Eco as entregas são bem mais suaves e permite a contemplação do passeio.

Ergonomia

A W-Trail tem boa posição de pilotagem, as pernas vão pouco flexionadas e a distância até o guidão mantém os braços semiflexionados confortavelmente.

imagem lateral Watts W-Trail

O encaixe das pernas no habitáculo da bateria (o que seria o tanque) só não é melhor por conta da tampa que tem seus cantos em ângulo, assim, quando você pilota sentado um pouco mais para a frente, como eu costumo pilotar, ela pode incomodar.

imagem da bateria da Watts W-Trail
A bateria no lugar do tanque das motos a combustão. (Foto: Gustavo Epifanio)

Suspensão e freios

As suspensões funcionam corretamente, embora elas pudessem ser mais firmes, principalmente se você gosta de fazer algumas incursões pela terra. Por seu lado, os pneus de uso misto (da marca YuanXing) não ajudam na sensação de segurança, pois é possível sentir sua torção em certas situações.

imagem da roda dianteira da Watts W-Trail
Os pneus da W-Trail poderiam ser melhores. (Foto: Gustavo Epifanio)

O sistema de freio com dois discos e pinça dianteira de dois pistões é bem dimensionado e permite boas frenagens, que só não são melhores por conta dos pneus.

Por fim, a W-Trail não é uma moto barata, afinal os R$ 31.990 não é pouca grana, mas das motos elétricas que eu já pilotei, ela, apesar de suas limitações, foi a que mais se destacou dinamicamente.

imagem piloto em ação o off-road com a Watts W-Trail
É possível se divertir em rolés no off-road leve. (Foto: Gustavo Epifanio)

Recarga

Nesse sentido, a W-Trail tem uma vantagem na recarga em comparação às outras motos elétricas, pelo menos as que eu testei até hoje. Ela tem duas tomadas para recarga, uma comum para plugar nas tomadas 110 ou 220 volts de sua casa, e outra igual à dos carros, ou seja, pode ser carregada nas estações que os carros utilizam.

imagem da tomada de recarga da Watts W-Trail
Dois padrões para o carregamento da bateria, do lado direito é igual ao dos carros. (Foto: Gustavo Epifanio)

Quanto ao tempo de recarga completa, nas tomadas residenciais pode variar de 4 a 5 horas, a depender da voltagem, já no caso da tomada compatível com a dos carros o tempo é de 40 a 50 minutos.

Garantia

A Watts oferece um ano de garantia para a moto e dois anos para o motor e kit elétrico.

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