Samir Xaud é eleito novo presidente da CBF até 2029

Samir Xaud foi eleito neste domingo (25) presidente da CBF, com 103 dos 108 votos possíveis. A eleição, realizada na sede da entidade, definiu quem comandará o futebol brasileiro até maio de 2029.

O cartola da Federação Roraimense de Futebol foi candidato único no pleito. Entre as 27 federações estaduais, só a de São Paulo não participou. Dos clubes, marcaram presença dez da Série A e dez da Série B.

Leia também

  • Samir Xaud foi eleito com 103 dos 108 votos

    Ex-presidente vai ao STF para barrar nova eleição na CBF

  • Samir Xaud foi eleito com 103 dos 108 votos

    CBF marca nova eleição após saída de presidente

  • Samir Xaud foi eleito com 103 dos 108 votos

    Presidente da CBF é afastado por decisão da Justiça do Rio

Samir teve o apoio de 25 federações, o que inviabilizou a candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista. Bastos tentou entrar na disputa, mas não conseguiu as cinco assinaturas necessárias para registrar sua chapa.

Participaram da votação os clubes Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras, Santos, Vasco e Vitória, da Série A. Da Série B, estiveram presentes Amazonas, Athletic, Avaí, CRB, Criciúma, Operário, Paysandu, Remo, Vila Nova e Volta Redonda.

Samir assume o cargo no lugar de Ednaldo Rodrigues, afastado por decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Ednaldo tentou voltar ao posto com recurso no Supremo Tribunal Federal, mas não teve sucesso e desistiu.

O novo presidente agora terá como primeira missão acompanhar de perto a seleção brasileira. Nesta segunda-feira (26), ele se reúne com o técnico Carlo Ancelotti, que fará sua primeira convocação como comandante da equipe.

A seleção volta a campo no dia 5 de junho, contra o Equador, em Guayaquil, pelas Eliminatórias da Copa de 2026. Depois, enfrenta o Paraguai, no dia 10 de junho, na Neo Química Arena, em São Paulo.

Primeira mulher na vice-presidência da CBF

Pela primeira vez na história, uma mulher ocupa uma das cadeiras da vice-presidência da CBF. Michelle Ramalho foi eleita junto com Samir Xaud na chapa que venceu a eleição deste domingo (25).

Advogada e presidente da Federação Paraibana de Futebol desde 2018, ela já fazia parte do Conselho Consultivo da CBF e representou o Brasil no Congresso da Fifa, no Catar, em 2022.

Michelle tem como uma das principais bandeiras a defesa do futebol feminino. Ela já foi chefe de delegação da seleção feminina na Copa do Mundo de 2019, na França, e nas Olimpíadas de Paris, em 2024.

Na Paraíba, sua gestão à frente da federação também ampliou o calendário do futebol feminino, com um campeonato estadual que, em 2024, contou com 11 times disputando o título.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.