A Guarda Costeira dos EUA confirma a transferência de seus últimos três navios de patrulha da classe Island para a Marinha Colombiana

Em 16 de maio de 2025, a Guarda Costeira dos Estados Unidos confirmou que seus três últimos navios de patrulha desativados da classe Island, o USCGC Naushon (WPB 1311), o USCGC Mustang (WPB 1310) e o USCGC Liberty (WPB 1334), serão transferidos para a Marinha Colombiana por meio do programa Excedentes de Artigos de Defesa (SDA). Esta operação marca o encerramento definitivo de um ciclo no inventário dos EUA, encerrando o serviço desta classe emblemática de navios de patrulha que, durante décadas, desempenhou um papel fundamental na segurança marítima dos Estados Unidos.

Com esta transferência, as três embarcações ganharão uma segunda vida nas mãos da Marinha Colombiana, que ganhará capacidades de patrulha marítima e controle de suas águas jurisdicionais. Os barcos de patrulha Naushon, Mustang e Liberty foram construídos no Estaleiro Bollinger em Lockport, Louisiana, e foram projetados especificamente para a Guarda Costeira dos EUA para substituir as antigas classes Point e Cape.

O Naushon foi comissionado em 3 de outubro de 1986 e aposentado em 21 de março de 2025 em Homer, Alasca; O Mustang entrou em serviço em 29 de agosto de 1986 e foi desativado em 16 de abril de 2025, em Seward, Alasca; O Liberty foi comissionado em 4 de agosto de 1989 e aposentado em 29 de abril de 2025, em Valdez, Alasca.

Durante seu longo serviço, as unidades da classe Island se destacaram por sua participação em patrulha costeira, busca e salvamento (SAR), combate às drogas e missões de pesca ilegal, operando em cenários nacionais e internacionais. Seu design robusto e características técnicas os tornaram uma plataforma confiável para enfrentar múltiplos desafios operacionais.

Cada patrullero está propulsado por dos motores diésel —Paxman Valenta 16RP 200M en las series A y B, o Caterpillar 3516 DITA en la serie C— que les permiten alcanzar velocidades de hasta 30 nudos y una autonomía de 3.380 millas náuticas a 8 nudos. Su casco de acero de alta resistencia, combinado con una superestructura de aluminio, permite alojar cómodamente a una tripulación compuesta por dos oficiales y catorce marineros. En cuanto a armamento, están equipados con un cañón Mk-38 de 25 mm y dos ametralladoras calibre .50, lo que les brinda una capacidad defensiva básica adecuada para tareas de patrullaje.

A lo largo de los años, diversos países han incorporado patrulleros clase Island, ya sea a través de ventas o transferencias similares al programa EDA. Actualmente, estas embarcaciones prestan servicio activo en las fuerzas marítimas de Georgia, Costa Rica, Grecia, Pakistán, Ucrania y Túnez, extendiendo su vida operativa más allá de las costas estadounidenses.

*Créditos de las imágenes: Departamento de Defensa de los EE.UU.-

Tal vez te interese: A Marinha dos EUA completou com sucesso o lançamento de um míssil impulsionado por um motor ramjet de combustível sólido

La entrada A Guarda Costeira dos EUA confirma a transferência de seus últimos três navios de patrulha da classe Island para a Marinha Colombiana aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.