Nuvemshop adota IBM Turbonomic

A Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina, implementou a solução IBM Turbonomic com a CXP Brasil, parceira paulistana da IBM especializada no desenvolvimento de projetos para o setor de finanças.

O IBM Turbonomic é um sistema de automação para gerenciar os gastos com os recursos baseados em nuvens públicas, privadas e híbridas a partir de insights gerados por inteligência artificial.

Com o projeto iniciado no fim de 2023, a Nuvemshop tinha a missão de organizar os seus processos de gestão para otimizar a utilização dos recursos de TI começando pelo Brasil. 

Segundo Walter Rodrigues, diretor de operações e alianças da CXP Brasil, a decisão de adotar o IBM Turbonomic foi quase instantânea.

“Iniciamos a prova de conceito e, logo após a análise dos primeiros relatórios, não desligamos mais e a plataforma IBM já entrou em produção”, conta Rodrigues.

Depois de seis meses, a Nuvemshop alcançou uma economia de 45% sobre os gastos relacionados aos recursos tecnológicos utilizados no país, superando a meta prevista para 2025. 

Seus custos fixos com operações de TI no Brasil foram reduzidos em mais de R$ 1,1 milhão ao mês. 

De acordo com Thiago Borges, diretor de TI da Nuvemshop, o projeto entregou não apenas uma redução nos gastos como também diminuiu o preço unitário das transações.

“A plataforma IBM Turbonomic nos atende com total eficiência, pois nos fornece visibilidade do consumo de recursos utilizados em cloud, inclusive a médio e longo prazos, o que facilita a geração de insights mais assertivos para o provisionamento necessário e traz mais eficiência à gestão de custos operacionais”, avalia Borges. 

A Nuvemshop conta com mais de 140 mil lojas, integrando produtos, pagamentos, envios, automação de marketing e AI, além de disponibilizar um ecossistema com mais de 4 mil parceiros como Facebook, Instagram, marketplaces e lojas físicas.

Atualmente, a companhia tem mais de 1 mil colaboradores e escritórios no Brasil, México, Argentina, Colômbia e Chile. 

Em 2021, a empresa se tornou unicórnio no Brasil e adquiriu o Ecommerce na Prática, maior escola e comunidade de e-commerce do mundo, e a Mandaê, plataforma de logística. Em 2024, adquiriu a Perfit, unidade de negócios focada em automação de marketing.

Fundada em 2021, a CXP presta serviços como licenciamento de software, execução de projetos especializados, formação de squads de desenvolvimento, consultoria especializada em arquitetura, suporte técnico e serviços de sustentação. 

Além da IBM, a consultoria trabalha com marcas como Red Hat, AWS, Pipefy, Veritas e Lumu. Com mais de 30 clientes ativos, já entregou mais de 20 mil horas de projetos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.