O Exército Brasileiro incorporou oficialmente seus dois primeiros novos VBC 8×8 Centauro II BR

Como parte do Programa de Forças Blindadas Estratégicas, o Exército Brasileiro realizou a cerimônia oficial de comissionamento dos dois primeiros veículos de combate BR Centauro II 8×8. O evento ocorreu durante a prontidão operacional da Força de Prontidão da 6ª Brigada de Infantaria Blindada — conhecida como Brigada Niederauer — sob o comando da Força-Tarefa do 1º Regimento de Tanques.

Durante o evento, ocorreu o tradicional batismo dos veículos, que receberam seus nomes em homenagem à cidade gaúcha e ao padroeiro da cavalaria. Os novos veículos blindados começarão a equipar o 6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada, substituindo os históricos EE-9 Cascavel, em serviço desde a década de 1960.

O BR Centauro II representa um salto tecnológico significativo para a cavalaria mecanizada. É equipado com um canhão estabilizado L45 de 120 mm com alcance útil de até 4 quilômetros, montado em uma torre produzida pela empresa italiana Leonardo. Ele também incorpora duas metralhadoras de 7,62 mm — uma coaxial e uma antiaérea — e um lançador de granadas de percussão.

O veículo blindado conta com tração 8×8, diferencial autoblocante e sistema de monitoramento da pressão dos pneus, o que lhe confere grande mobilidade em diferentes tipos de terreno. Ele também conta com um moderno conjunto de sistemas de segmentação, controle de tiro e comunicação, além de um alcance operacional de quase 800 quilômetros. Sua missão principal será realizar operações de reconhecimento e segurança, fornecendo poder de fogo, proteção blindada e manobrabilidade.

Desde dezembro de 2024, o Centro de Avaliação do Exército (CAEx) e o Centro de Treinamento Blindado (CIBld) realizam uma avaliação técnica e operacional abrangente de unidades fornecidas por fabricantes italianos. Esses testes incluem disparos em diversas condições táticas, tanto em movimento quanto em posição parada, com o objetivo de validar o desempenho do veículo em cenários da vida real.

O Centauro II BR faz parte do Programa de Forças Blindadas Estratégicas, lançado em 2021 para renovar e fortalecer as capacidades do Exército Brasileiro. O plano prevê a aquisição de 98 unidades (duas unidades de teste e 96 unidades de produção), com entregas anuais começando em 2025 e se estendendo por 15 anos. Essa incorporação não apenas melhora a eficiência operacional da força terrestre, mas também fortalece a defesa da integridade territorial do país.

Você pode estar interessado em: Os caças AF-1 Skyhawk da Marinha do Brasil realizaram voos de patrulha e vigilância no Atlântico Sul

La entrada O Exército Brasileiro incorporou oficialmente seus dois primeiros novos VBC 8×8 Centauro II BR aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.