Idoso com câncer internado em UPA de Niterói luta pra sobreviver

A família de Nicolau Muniz de Moraes, de 68 anos, vive um momento de desespero após o idoso ser diagnosticado com câncer no abdômen. A luta é por uma transferência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Fonseca para um hospital da rede estadual na região. Tudo isso, segundo parentes, porque a unidade onde Moraes está internado atualmente não possui estrutura para oferecer o tratamento necessário, o estado de saúde do paciente tem piorado.

Segundo a filha, Sara Jane Oliveira, de 32 anos, no dia 12 de maio, o senhor Nicolau deu entrada no Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal) com sintomas de pressão e glicemia baixas, fraqueza e dores nas pernas. Na ocasião, a família foi informada de que ele apenas precisava tomar soro. Após o atendimento, ele foi liberado no mesmo dia para voltar para casa.

Leia também

  • Nicolau Muniz de Moraes está internado na UPA do Fonseca desde o dia 14 de maio

    Bicicletas elétricas em calçadas ameaçam pedestres em Niterói

  • Nicolau Muniz de Moraes está internado na UPA do Fonseca desde o dia 14 de maio

    Fogo em poste assusta moradores em Niterói; vídeo

  • Nicolau Muniz de Moraes está internado na UPA do Fonseca desde o dia 14 de maio

    ‘Gatos de luz’ são flagrados em quiosques de praia em Niterói

Dois dias depois, em 14 de maio, com os mesmos sintomas, o idoso voltou a buscar atendimento médico, desta vez na UPA do Fonseca. Na unidade, foram realizados exames de sangue e urina, que detectaram uma infecção urinária. No mesmo dia, ele foi encaminhado novamente ao Hospital Azevedo Lima para a realização de uma tomografia, retornando à UPA logo em seguida.

“O médico conversou com a minha mãe sobre o caso. Ele estava com pressão e glicemia baixas, e os exames de sangue estavam alterados. Na quinta-feira (15), ele realizou outra tomografia”, relatou.

Diagnóstico

Segundo a filha, no dia seguinte, 16 de maio, a família recebeu a notícia que abalou a todos: o senhor Nicolau foi diagnosticado com câncer no abdômen. No entanto, o estágio da doença não foi informado à família. 

Aspas da citação

Só informam que o paciente está em estado grave e dizem que aqui (UPA) não há mais o que ser feito


Sara Jane,
filha

Aspas da citação

Com o quadro de saúde agravado, Nicolau, que também enfrenta um quadro severo de anemia, necessita de transfusão de sangue, mas a UPA onde está internado não realiza esse tipo de procedimento.

Falta de vagas

De acordo com a filha, o idoso tem dificuldade para se alimentar, e os médicos consideraram necessária a colocação de uma sonda alimentar, procedimento que a unidade também não tem estrutura para realizar, ainda de acordo com a família.

“O caso dele é para um hospital com mais suporte. A UPA fez o primeiro acolhimento, mas agora não consegue uma vaga para que ele tenha o tratamento adequado. Ele está na morfina e no soro”, lamenta a filha.

Segundo Sara, a UPA solicitou a transferência do paciente para o Hospital Estadual Azevedo Lima, mas o pedido foi recusado três vezes pela unidade, sob a justificativa de falta de vagas devido à alta demanda.

Aspas da citação

Não sei mais o que fazer. Meu pai está fraco, vai acabar morrendo lá


Sara Jane,
filha de Nicolau

Aspas da citação

Ela afirma que a médica responsável informou que a UPA já não tem mais recursos para tratar o paciente e que ele precisa ser transferido com urgência.

“Ele está cada dia pior e, agora, foi colocado na sala vermelha”, concluiu a filha.

O que diz o Estado?

Procurado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, o Complexo Estadual de Regulação informa “que o paciente Nicolau Muniz de Moraes está com vaga liberada no CTI do Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal). A direção da UPA Niterói (Fonseca) comunica que o paciente será transferido na tarde desta quarta-feira (21)”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.