Argentino: novo bairro do Rio tem apenas quatro ruas

O Rio de Janeiro agora tem oficialmente um novo bairro: Argentino, localizado na Zona Norte da capital. Com apenas quatro ruas, ele se torna o menor entre os 166 bairros cariocas. A criação foi sancionada pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) e publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (21).

A iniciativa partiu dos próprios moradores da região, até então considerada parte de Brás de Pina, que há anos reclamam das divergências se estão em Brás de Pina, em Vista Alegre ou na Vila da Penha.

O projeto de lei que deu origem ao bairro é de autoria da vereadora Rosa Fernandes (PSD) e foi aprovado na Câmara Municipal do Rio no dia 16 de abril.

A nova delimitação administrativa abrange o loteamento residencial com entrada pela Avenida Meriti, nº 3.000, e inclui as ruas Alcides Rosa, Cabo Herculano, Emílio Miranda e Cabo Rocha.

A área era parte do antigo Sítio do Argentino Lamas, figura lendária que, nos anos 60, loteou parte de suas terras dando origem às quatro ruas, por isso a ideia do nome do novo bairro, que tem até a Associação de Moradores do Bairro Argentino (Amba), fundada em 2022, bem antes da oficialização.

Com a sanção da nova lei, os residentes esperam melhorias na qualidade de vida e mais atenção do poder público para a região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.