Escala 6×1 está proibida no Paraná para TI

A chamada escala 6×1, no qual o funcionário trabalha seis dias e tem um de folga, está proibida no Paraná para profissionais do setor de TI.

A definição faz parte da nova Convenção Coletiva de Trabalho da categoria no estado, com validade até 2027 e data base em 1º de maio. 

O novo acordo com o setor patronal foi negociado pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação (Fenati), em conjunto com o Sitepd-PR, o sindicato de tecnologia de Curitiba e regiao metropolitana, e o Sintipar-PR, do estado do Paraná.

“Alcançamos uma grande vitória para os profissionais de TI do Paraná com o fim da escala 6×1, um tema que está pauta no Brasil inteiro”, comenta Emerson Morresi, presidente da Fenati.

Ao contrário de outros segmentos, principalmente o comércio, a escala 6×1 é um tema limitado na área de TI, se aplicando principalmente a profissionais de suporte, provavelmente atuando em clientes finais que também operem dessa forma. 

Os empregos de suporte, principalmente no nível básico, são tradicionalmente uma porta de entrada no mercado de TI.

O tema escala 6×1 pegou fogo no ano passado, quando a deputada Erika Hilton (Psol-SP) apresentou uma proposta para acabar com o regime de trabalho. 

O tema ganhou grande popularidade na internet e possui grande apelo popular. 

Uma petição online pela aprovação organizada pelo Movimento Vida Além do Trabalho (VAT) contabiliza 2,9 milhões de assinaturas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.