GOL recebe aprovação judicial dos EUA para Plano de Reorganização

GOL Chapter 11

A Gol anunciou hoje que o U.S. Bankruptcy Court decidiu por confirmar o Plano de Reorganização Chapter 11 da GOL (o “Plano”). Com a confirmação garantida, a GOL permanece no caminho para sair do processo de reestruturação no início de junho de 2025.

Ao longo do processo de Chapter 11 nos Estados Unidos, a GOL avançou significativamente na melhoria de sua posição competitiva, fundamentos financeiros e desempenho operacional. Os principais marcos do processo incluíram:

  • Garantiu US$ 1 bilhão em financiamento debtor-in-possession (“DIP”), o que reforçou a liquidez e permitiu à GOL reinvestir em sua frota;
  • Negociação de pacotes de concessões no valor total de US$ 1,1 bilhão com arrendadores cobrindo todas as aeronaves da frota da GOL, incluindo suporte financeiro para eliminar seu backlog de manutenção, ao mesmo tempo em que proporciona economia permanente em arrendamentos e obrigações relacionadas ao final de contratos de arrendamento;
  • Obtenção de apoio de bancos brasileiros, incluindo a reestruturação de aproximadamente US$ 150 milhões em debêntures locais e acesso a aproximadamente US$ 340 milhões em factoring de recebíveis, uma ferramenta crítica de capital de giro para empresas brasileiras;
  • Identificação e início da implementação de um programa de resultados anual de US$ 181 milhões para consolidar a GOL como uma das companhias aéreas mais competitivas em termos de custos na América do Sul;
  • Negociação de um Acordo de Suporte ao Plano com a Abra Group Limited (“Abra”) e o Comitê de Credores Quirografários para desalavancar a GOL por meio da redução de até aproximadamente US$ 1,6 bilhão de dívida financeira contraída antes do início do processo e até US$ 0,8 bilhão de outras obrigações;
  • Finalização de acordo com as autoridades governamentais brasileiras para reduzir impostos governamentais não pagos, contingências e outros passivos em aproximadamente US$ 750 milhões e gerar aproximadamente US$ 184 milhões de liquidez até 2029;
  • Chegou a um acordo com a Boeing sobre modificações nos contratos de compra para fornecer US$ 262 milhões em concessões e liquidez incremental até 2029 e mais de US$ 0,7 bilhão no total de concessões; e
  • Garantiu US$ 1,9 bilhão em financiamento de saída, o que fornece ampla liquidez para pagar integralmente o vencimento do DIP da Companhia no momento da saída, ao mesmo tempo em que fornece liquidez adicional para dar suporte à execução do plano de negócios da GOL.

A Companhia está agora posicionada para sair do processo com: 

  • Balanço patrimonial significativamente fortalecido: Após a saída, a GOL avançará com uma forte posição de liquidez de aproximadamente US$ 900 milhões e alavancagem significativamente reduzida de 5,4x na saída do processo, e alavancagem líquida projetada de 2,9x ao final de 2027.
  • Frota totalmente recuperada de Boeing 737 está no caminho certo para retornar à capacidade doméstica pré-pandemia: Em 2024, a GOL reformou mais de 50 motores e mantém o cronograma de recuperar todas as aeronaves até o primeiro trimestre de 2026. A Companhia também continua a fortalecer sua frota, com a entrega prevista de cinco Boeing 737 MAX adicionais em 2025.
  • Momento positivo nos negócios construído com base no desempenho superior recente: Como resultado da reformulação da frota, no quarto trimestre de 2024 e no primeiro trimestre de 2025, o desempenho operacional e financeiro da GOL superou as expectativas previamente delineadas em seu Plano de Cinco Anos (5YP), com uma demanda forte e crescente se traduzindo em um crescimento de 17,4% no EBITDA recorrente ano contra ano e de 19,4% na receita líquida ano contra ano no primeiro trimestre.

Leia o relatório completo aqui.

Via Gol

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