Por dentro do Festival Negritudes Globo 2025 e do espaço Natura: veja tudo que rolou no Rio de Janeiro


A capital carioca recebeu a primeira edição de 2025 do evento que celebra a diversidade, o pertencimento e o protagonismo negro, com patrocínio oficial da Natura. O Rio de Janeiro foi palco de uma série de painéis potentes, shows e manifestações artísticas que exaltaram a diversidade, a ancestralidade e a força da cultura afro-brasileira. A primeira edição de 2025 do Festival Negritudes Globo chegou ao Galpão da Cidadania, no dia 15, com uma programação diversa e debates importantes sobre o tema.
Desde 2022, o festival se consolidou como um dos principais eventos de valorização do protagonismo negro no Brasil e, neste ano, reafirmou o compromisso de dar visibilidade às narrativas negras, reunindo jornalistas, artistas, influenciadores, escritores e roteiristas para abordar temas fundamentais. Entre eles, tradições familiares, representatividade nas telas, autoestima da população negra e os desafios enfrentados por famílias interraciais.
Público abraçou o brilho único da pele com Natura Tododia
Os inscritos e convidados do Festival Negritudes Globo foram convidados a celebrar a própria identidade e realçar ainda mais a beleza. No estande da Natura, o Espaço Dandara – em referência ao projeto de escuta que deu origem à nova linha de cuidados Natura Tododia, com produtos pensados e testados em mais de 120 variações de tons –, era possível ter uma experiência sensorial e afetiva.
O ambiente, que destacou os principais aprendizados da pesquisa feita com 2 mil mulheres negras e pardas, conectou ciência, tecnologia, cuidado e representatividade. Episódios de um podcast exclusivo conduzido por Aline Lima, head de diversidade da Natura, podiam ser ouvidos e um game com brindes presenteou o público.
Os produtos da linha Natura Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju, desenvolvida especialmente para peles pretas e pardas, foram aprovados pela dançarina Afrodite, 22 anos, que ficou encantada com os detalhes.
“Gostei muito das cores, da textura e do aroma. Meu favorito foi o iluminador: ele dá um ‘glowzão’, deixa a pele com aquele bronze lindo e pronta. Durante muito tempo não tivemos produtos pensados para nós, nem representatividade nas capas ou propagandas. Agora, com essa abertura, a gente consegue se identificar, fazer parte de fato”, comemora.
Afrodite testou os produtos da linha Natura Tododia no espaço Dandara.
Hanna Beatriz/Divulgação
Quem se emocionou com a experiência foi Ana Maria da Silva, servidora pública de 59 anos. “É a minha primeira vez no festival e já quero voltar nos próximos. Aqui a gente vê negros com várias formas, cores e estilos. Isso é importantíssimo para a nossa raça”, afirma.
No espaço Dandara, ela conheceu os cinco produtos da linha – Esfoliante Nutritivo Suavizante, Óleo em Creme Ultranutritivo Restaurador, Manteiga Uniformizadora de Tom, Creme Corporal Nutrição Radiante e Geleia Iluminadora Corporal.
“Há anos não tínhamos uma linha assim. Hoje podemos dizer que temos produtos para o cuidado da nossa pele. Isso é maravilhoso, é evolução. Usei o creme esfoliante e o produto que dá uma tonalidade brilhosa na pele, eu adoro um brilho. A Natura acertou em cheio. A linha está maravilhosa”, celebra Ana Maria.
Ana Maria escutou o podcast exclusivo da Natura, no espaço Dandara, e testou os produtos.
Hanna Beatriz/Divulgação
“Autocuidado como uma forma de me reconectar comigo”, diz Aline Wirley

Quem passou pelo estande da Natura também teve a oportunidade de encontrar a artista Aline Wirley, que dividiu suas reflexões sobre autoestima e autocuidado.
“Estar aqui nesse estande, com esse cheiro, com essa textura, está sendo maravilhoso. A minha pele, por exemplo, é muito seca, que é uma característica da pele preta. Então, realmente são produtos que olham pra isso”, afirma.
Parceira da marca, ela compartilhou o impacto do autocuidado em sua trajetória pessoal. “Eu entendi, a partir do meu autoconhecimento, que o autoamor era uma coisa muito distante pra mim. Então, passo pelo autocuidado como uma forma de me reconectar comigo. Isso é um pilar fundamental pra minha vida”, divide Aline.
Aline Wirley aposta no autocuidado como ferramenta de conexão.
Hanna Beatriz/Divulgação
Escuta ativa foi ponto de partida para nova linha da Natura
Com uma programação recheada de trocas, o Festival Negritudes Globo também contou com debates sobre autoestima e carreira. Na mesa Luz, câmera e autoestima negra, promovida pela Natura, a atriz Duda Santos apresentou ao público a nova linha Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju antes de dialogar sobre a reconstrução do imaginário negro nas telas.
Já no painel “Qual o caminho para carreiras negras prosperarem?”, Aline Lima, head de Diversidade, Equidade e Inclusão da Natura na América Latina, dividiu os bastidores da criação da nova linha e falou sobre os compromissos da marca.
“A gente entendeu que, antes de pensar em produto, precisava entender o que era bem-estar para a mulher negra. Porque não existia pesquisa científica no mundo que trazia isso”, ressalta.
A escuta ativa de mulheres negras, incluindo consultoras da própria empresa, foi essencial para o desenvolvimento dos produtos. Na rotina de cuidados, Aline Lima destaca o poder do Óleo em Creme Ultranutritivo Restaurador.
“Eu estou realmente apaixonada. Tenho a pele bastante seca e poder ver minha pele brilhante é celebrar, e lembrar que nós somos maravilhosos. As mulheres querem usar óleo para segurar a hidratação e conseguimos colocar 72 horas de hidratação em um óleo em creme”, explica.
Além da edição carioca, o Festival Negritudes Globo também passará por Salvador (em julho) e São Paulo (em setembro), ampliando o alcance dessa jornada de escuta, afirmação e construção coletiva, e Natura estará presente com a nova linha Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju.

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