Paraguai e Argentina retomam proposta de nova ponte sobre o Rio Paraná

Rio Paraná no trecho entre Puerto Triunfo (Paraguai) e Puerto Rico (Argentina).

Autoridades locais e regionais do Paraguai e da Argentina retomaram, nessa segunda-feira (19), os debates a respeito de uma nova ponte sobre o Rio Paraná. A via internacional faria a ligação entre Puerto Triunfo (Paraguai) e Puerto Rico (Argentina).

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

Leia também:
Travessia de balsa entre Paraguai e Argentina avança nova etapa

De acordo com o jornal El Territorio, o encontro ocorreu na cidade de Puerto Rico. Por enquanto, a discussão está no nível subnacional, com as lideranças do movimento buscando ampliar a articulação política nos dois países.

A fronteira entre Puerto Triunfo e Puerto Rico fica a cerca de 180 quilômetros ao sul de Foz do Iguaçu. Uma ponte no local encurtaria caminho entre o departamento de Itapúa (Paraguai), a província de Misiones (Argentina) e o Rio Grande do Sul.

“Em um trecho de cem quilômetros, poderemos unir três estados: Itapúa, Misiones e Rio Grande do Sul”, apontou o prefeito de Puerto Rico, Carlos Koth. “Isso vai enriquecer Misiones.”

No local pretendido pelas autoridades paraguaias e argentinas, o Rio Paraná tem em torno de 600 metros de uma margem a outra. A região possui grande produção agrícola, o que pode agregar viabilidade econômica ao empreendimento.

Atualmente, a ponte internacional mais próxima a Puerto Rico e Puerto Triunfo é a sempre congestionada San Roque González de Santa Cruz. A passarela rodoferroviária conecta as cidades de Encarnación (Paraguai) e Posadas (Argentina).

Estiveram presentes na reunião em Puerto Rico representantes de prefeituras, da província de Misiones, do departamento de Itapúa e parlamentares dos dois países.

Acordo elétrico entre Paraguai e Argentina

Também nessa segunda-feira (19), Paraguai e Argentina firmaram um novo acordo a respeito da energia produzida pela usina binacional de Yacyretá.

Conforme o documento, a Argentina terá direito a utilizar, regularmente, até 85% dos 3.100 megawatts de potência instalada da hidrelétrica, localizada no Rio Paraná. Já a tarifa ficou definida em US$ 28 por megawatt-hora para ambos os países.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!

O post Paraguai e Argentina retomam proposta de nova ponte sobre o Rio Paraná apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.