Telefónica derruba internet na Espanha

Um problema na infraestrutura de rede da empresa espanhola Telefónica, ocorrido hoje, por volta das 3h da manhã, derrubou os serviços de internet e telefonia fixa em boa parte da Espanha.

Cidades importantes como Sevilha, Bilbao e Valência ficaram por várias horas com os serviços indisponíveis.

A empresa chegou a informar que os problemas foram pontuais, mas o principal serviço de emergência espanhol, atendido pelo telefone 112, ficou totalmente fora do ar. As redes fixas de empresas como Orange e Vodafone não foram afetadas.

Foi agendada para a madrugada uma manutenção na rede MPLS — tecnologia que utiliza rótulos para direcionar o tráfego de dados, em vez de endereços IP — da companhia. Porém, de acordo com Sérgio Sanches, diretor de Operações, Redes e TI da Telefónica, um imprevisto em um roteador causou o incidente.

O serviço começou a ser restabelecido parcialmente somente por volta das 10h30, sendo totalmente normalizado por volta das 12h, no horário espanhol.

A Facua–Consumidores en Acción (Facua), equivalente ao Procon na Espanha, sinalizou que os usuários têm direito a uma indenização em função do número de horas de indisponibilidade, o que pode chegar a cinco vezes o valor da mensalidade.

Segundo o site El País, o problema logo escalou para a esfera política espanhola, com acusações do Partido Popular (PP) — legenda que governa as principais áreas afetadas pela interrupção — dizendo que o país está vivenciando situações constantes de caos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.