Alemanha confirma a venda de 46 novos tanques Leopard 2A8 para equipar o Exército dos Países Baixos

Com a assinatura do contrato em 14 de maio de 2025, o Escritório Federal de Equipamentos das Forças Armadas da Alemanha (BAAINBw), representando o Comando de Materiais (Commit) do Ministério da Defesa dos Países Baixos, confirmou a compra de um lote de 46 unidades do novo tanque Leopard 2A8, fabricado pelo consórcio alemão KNDS, destinado a equipar o exército neerlandês.

A necessidade de dotar os exércitos com tanques de combate modernos tornou-se evidente nos últimos anos, especialmente após a invasão russa da Ucrânia em 2022, que demonstrou a importância crítica desses blindados em conflitos convencionais. No entanto, há cerca de 14 anos, os Países Baixos decidiram abrir mão de sua frota de Leopard 2, vendendo seus tanques à Finlândia devido aos altos custos de manutenção. Atualmente, o país opera apenas com um número limitado de Leopard 2A6 emprestados pela Alemanha.

A esse respeito, o secretário de Estado neerlandês, Gijs Tuinman, declarou: “Com a ameaça atual de um conflito em grande escala, o tanque é uma ferramenta indispensável. E, ao estar ao seu lado, compreende-se imediatamente o porquê. O Leopard representa um grande poder de combate. É o melhor que existe no campo dos tanques. Em seu interior, a tripulação, os sistemas e sensores avançados formam uma unidade com um poder de impacto impressionante. Um poder que, combinado com uma ação inteligente, é difícil de deter. O Leopard continua sendo o rei do campo de batalha”.

Já em outubro do ano passado, os Países Baixos avançaram nos trâmites para adquirir esses novos tanques, estimando um investimento entre 1.000 e 2.500 milhões de euros. Essa compra responde a uma exigência da OTAN para fortalecer as capacidades terrestres de seus membros. Os Países Baixos não são o único país envolvido nessa iniciativa; nações como Lituânia, Noruega e Suécia também aderiram à modernização de suas forças blindadas, juntando-se aos 15 países europeus que já operam o Leopard 2.

O acordo não inclui apenas a entrega das 46 unidades da versão mais moderna do Leopard 2, que incorpora melhorias significativas como um novo tubo de canhão, maior proteção contra artefatos explosivos improvisados (IED), sensores avançados, um sistema de proteção ativa e propulsão aprimorada, mas também contempla peças de reposição, ferramentas, equipamentos especializados, cursos de formação e documentação técnica. Além disso, o contrato inclui uma opção para a aquisição de seis tanques adicionais, cuja decisão final será tomada em 2027. As primeiras entregas estão previstas para começar em 2028 e se completarão em 2031, com base em Lohheide, sob o comando da 1.ª Divisão Panzer.

Além disso, o acordo inclui a compra de quatro veículos de treinamento para condutores (DTV) baseados no Leopard 2A8. Estes serão destinados ao Centro de Formação e Educação em Condução e Recuperação, garantindo que o pessoal do futuro batalhão de tanques tenha a capacitação necessária.

Você pode estar interessado em A nova aeronave KJ-600 AEW&C da Marinha Chinesa, do porta-aviões Fujian, realiza um voo de formação ao lado de caças J-15 baseados em porta-aviões

La entrada Alemanha confirma a venda de 46 novos tanques Leopard 2A8 para equipar o Exército dos Países Baixos aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.