Prefeitura amplia rede de apoio à amamentação com espaço exclusivo para mães no Centro da Capital


Sala de Apoio à Amamentação oferece acolhimento, orientação e atendimento individualizado para puérperas. Nesta última segunda-feira (19/05), foi celebrado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano. Sabendo da importância desse alimento essencial para o desenvolvimentos das crianças, a Prefeitura de Florianópolis disponibiliza um local seguro e acolhedor para as mães amamentarem seus bebês no Centro da Capital. A Sala de Apoio à Amamentação, disponibilizada por meio da Policlínica da Mulher e da Criança, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com atendimento gratuito para moradoras da cidade que estejam amamentando.
O espaço é voltado para o cuidado integral da mulher no pós-parto, com foco na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O serviço é conduzido por enfermeiras especializadas, que oferecem atendimento individualizado baseado em evidências científicas, visando garantir uma experiência mais tranquila e saudável para mãe e bebê.
Orientação especializada e plano terapêutico personalizado
Entre os principais atendimentos estão as consultas de amamentação no período pós-parto, a identificação e o manejo de dificuldades como apojadura (descida do leite) dolorosa, dor ao amamentar e problemas de sucção. Também são oferecidas orientações para manutenção da lactação, especialmente importantes para mães que estão prestes a retornar ao trabalho após o fim da licença maternidade.
Segundo a enfermeira Raquel Steimback, responsável pela sala, o acolhimento humanizado é o diferencial do serviço. “O principal objetivo é o vínculo mãe e bebê nesse processo do aleitamento, que oferece nutrientes, protege contra doenças e fortalece essa relação. Nossa motivação diária é ver mães que chegam pensando em desistir de amamentar, mas que ao final do atendimento estão felizes, pois conseguem alimentar o filho sem dores e tem um plano terapêutico individualizado para melhorar sua jornada de amamentação.”
Desde a inauguração, em março de 2023, o espaço já atendeu 1.821 mulheres, consolidando-se como referência em apoio ao aleitamento materno na rede pública de saúde.
Reconhecimento e suporte à mulher trabalhadora
Em 2024, a Sala de Apoio à Amamentação foi certificada pelo projeto “Mulher Trabalhadora que Amamenta”, desenvolvido pela Secretaria de Saúde do Estado em parceria com o Ministério da Saúde. A iniciativa reconhece ambientes que promovem práticas favoráveis à continuidade da amamentação, especialmente no contexto do retorno ao trabalho.
A legislação brasileira garante, por meio do artigo 396 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), dois intervalos diários de 30 minutos para mães que amamentam filhos de até seis meses. Nesse contexto, o espaço também se apresenta como um importante ponto de apoio para mulheres que desejam continuar a amamentar mesmo após o fim da licença-maternidade.
Além do atendimento direto, o local permite a extração e armazenamento seguro do leite materno em frascos esterilizados. O leite pode ser levado para casa ou doado ao Banco de Leite Humano da Maternidade Carmela Dutra, contribuindo com outras mães e bebês que necessitam do alimento.
Fique por dentro das ações realizadas na capital através do canal Florianópolis, uma cidade para todos no G1.
Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção e veiculação desta matéria publicitária não teve custo, no G1.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.