Mais de 5,3 milhões de eleitores terão o título cancelado

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou nesta terça-feira (20) que mais de 5,3 milhões de eleitores podem ter seus títulos cancelados por ausência nas três últimas eleições sem justificativa ou pagamento das multas correspondentes.

O prazo para regularização terminou na segunda-feira (19). No entanto, ainda é possível tentar reverter o cancelamento. Os eleitores nessa situação devem procurar um cartório eleitoral ou acessar a plataforma de autoatendimento online até o dia 29 de maio para solicitar a regularização.

Leia também

  • Prazo para regularizar a situação do título se encerrou nesta segunda (19)

    Padre bêbado é detido após quebrar garrafas, xingar e ameaçar frentistas

  • Prazo para regularizar a situação do título se encerrou nesta segunda (19)

    MEC proíbe EAD em cinco graduações; veja quais

  • Prazo para regularizar a situação do título se encerrou nesta segunda (19)

    Só com biometria! INSS muda regra para desbloqueio de empréstimo

A decisão final sobre o cancelamento caberá ao juiz eleitoral responsável, que avaliará a documentação apresentada por cada eleitor.

O TSE esclareceu que não haverá notificação individual sobre o cancelamento. Para saber a situação do título, é necessário consultar o site oficial do Tribunal.

A Justiça Eleitoral reforça que o pagamento de eventuais multas é obrigatório, mas não suficiente. Além de quitar os débitos, é necessário solicitar a regularização formalmente.

A partir de 30 de maio, quem não tiver tomado nenhuma providência terá o título de eleitor cancelado, ficando impedido de votar, ser candidato ou exercer outros direitos ligados à cidadania eleitoral.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.