Aulas presenciais seguem suspensas após morte de policial no Rio

As aulas nas escolas municipais da Cidade de Deus e da Gardênia Azul, na Zona Oeste, permanecem suspensas presencialmente nesta terça-feira (20), pelo segundo dia consecutivo. Ao todo, 30 unidades de ensino estão funcionando apenas de forma remota. A medida foi adotada após a morte do policial civil José Antônio Lourenço Júnior, de 39 anos, durante uma operação realizada na região nesta segunda-feira (19).

A Secretaria Municipal de Educação (SME) havia decidido suspender as atividades das escolas já na tarde de segunda-feira, devido a uma operação da Polícia Civil. Na manhã do mesmo dia, o agente da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) foi atingido por um tiro na cabeça. José Antônio foi socorrido e levado em estado grave ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, também na Zona Oeste, mas não resistiu aos ferimentos.

Leia também

  • Polícia Civil investiga os responsáveis pelo ataque que matou o policial

    Dupla é flagrada furtando cabos na Ponte Rio-Niterói; vídeo

  • Polícia Civil investiga os responsáveis pelo ataque que matou o policial

    Polícia investiga vídeos com fuzis em baile com MC Poze; assista

  • Polícia Civil investiga os responsáveis pelo ataque que matou o policial

    Vereadores e cabos eleitorais na mira da PF na Região dos Lagos

Além da suspensão das aulas, quatro unidades de saúde da região interromperam as atividades externas, como visitas domiciliares, nesta terça-feira. A Polícia Militar reforça o policiamento nas localidades na manhã de hoje.

O secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi, chegou a afirmar que as forças de segurança permaneceriam na comunidade até que todos os envolvidos no crime fossem localizados. A investigação está sob responsabilidade da Delegacia de Homicídios da Capital. Até o último balanço divulgado pela corporação, cinco suspeitos haviam sido presos, mas ainda não há confirmação se estão diretamente ligados ao ataque que matou o policial.

Quem era o José Antônio

O agente estava na Polícia Civil desde 2015, tendo atuado nas delegacias de homicídios da Capital e Baixada Fluminense, além de integrar o Departamento Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro, e o Departamento Geral de Polícia da Capital.

Em março, ele foi nomeado diretor jurídico do Sindicato de Policiais Civis do Rio e também exerceu a função de Subsecretário de Operações na Secretaria Municipal de Ordem Pública, entre fevereiro de 2022 e maio de 2023.

O sepultamento de José Antônio ocorrerá na tarde desta terça-feira (20) no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na Zona Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.