Ministro Carlos Fávaro garante que não há risco de contaminação por gripe aviária ao se consumir aves e ovos

Ministro Carlos Fávaro garante que não há risco de contaminação por gripe aviária ao se consumir aves e ovosRedação GPS

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reforçou nesta segunda-feira (19) que não há risco de contaminação de gripe aviária pelo consumo de aves e ovos. A expectativa é que nesta terça-feira (20) seja concluída a desinfecção da granja em Montenegro (RS), único caso confirmado em granja comercial no País. Os colaboradores da granja estão isolados e sendo monitorados.

Fávaro reforçou que o Brasil pode declarar o fim da emergência zoossanitária da gripe aviária após 28 dias, se não houver notificação de outro caso. “A partir de quarta-feira começa a ser contabilizado 28 dias de conclusão de foco de gripe aviária”, disse. Há também expectativa de que os países possam regionalizar a restrição ao frango brasileiro antes de 28 dias. Ainda não houve tempo para concluir o protocolo de regionalização com a China, ou seja, focalizar a restrição apenas para a área onde foi identificado o caso.

Balanço das suspensões Na coletiva de imprensa concedida por Fávaro, o Ministério da Agricultura confirmou que a exportação de carne de aves foi suspensa por 20 países, entre eles México, Coreia do Sul, Chile, Canadá, Uruguai, Malásia e Argentina. Cingapura comunicou a suspensão de compras de frango do raio de 10km do local onde ocorreu a notificação. O Brasil parou ainda de certificar exportações de frango brasileiro para China e União Europeia. África do Sul, Rússia, Peru, República Dominicana, Bolívia, Marrocos, Paquistão e Sri Lanka anunciara, a suspensão para todo o território nacional, em atendimento aos requisitos sanitários em protocolos assinados com esses países parceiros.

De forma regionalizada, Reino Unido, Cuba e Bahrein suspenderam o Rio Grande do Sul. Outros países aplicam a restrição apenas à área afetada, o que, neste caso, não gera impactos comerciais, já que não há estabelecimentos exportadores localizados no raio do foco. Carlos Fávaro destacou que a lista é dinâmica e revisada diariamente, após tratativas com os países parceiros, nas quais são apresentadas todas as ações que estão sendo executadas para erradicar o foco. Segundo o secretário Adjunto de Comércio e Relações Internacionais, Marcel Moreira, foram recebidas manifestações de 11 países sobre restrições ao frango brasileiro. (com Estadão Conteúdo)

The post Ministro Carlos Fávaro garante que não há risco de contaminação por gripe aviária ao se consumir aves e ovos first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.