Resultados da Meta e Microsoft decepcionam o mercado, ações caem em Wall Street

Recentemente a Microsoft e Meta divulgaram seus resultados trimestrais, deixando os investidores um pouco preocpados com o aumento de gastos em data centers e tecnologias de inteligência artificial (IA). Dessa forma, nesta quinta-feira (31), as ações da Meta chegaram a registrar qued de 2,9%, enquanto os papéis da Microsoft recuavam 3,6%, apesar de cada uma delas ter superado as expectativas de lucro e receita para o período de julho a setembro. As ações da Amazon também tinham perdas.

Segundo análise de William Castro Alves, estrategista-chefe da Avenue, A Meta (META), controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp entre outros, superou as estimativas dos analistas com certa folga nos principais indicadores, no entanto, decepcionou no número de usuários ativos diários e suas ações reagem de forma levemente negativa ao anunciado.

“A Meta entregou um crescimento de receitas de 19% ante o 3T23. Suas medidas de redução de custos e despesas seguem gerando um impacto de alavancagem operacional importante, com a companhia percebendo um crescimento de lucro operacional de 26%. Na última linha a Meta atingiu um lucro de US$ 15,69 bilhões, número 35% maior que o reportado no mesmo período do ano anterior”, destacou o estrategista.

Em relação a Microsoft, Castro Alves alega que a empresa bateu as estimativas do mercado tanto para o seu top line (receitas) quanto lucros. “Apesar da mudança, o importante segmento de cloud da empresa, apresentou resultado acima do esperado pelo mercado crescendo 20% na comparação anual. O segmento de Personal computing apresentou crescimento de 17% nas receitas e o maior segmento (Productivity and Business) cresceu 12%”, explica Castro Alves.

No comentário aos resultados o CEO Satya Nadela comentou: “A transformação orientada por AI está mudando o trabalho, os artefatos de trabalho e o fluxo de trabalho em todas as funções, papéis e processos de negócios … Estamos expandindo nossa oportunidade e conquistando novos clientes à medida que os ajudamos a aplicar nossas plataformas e ferramentas de AI para impulsionar novo crescimento e alavancagem operacional.”

Investimentos robustos para atender demanda crescente de IA

Em suma, a expansão dos data centers é essencial para atender à crescente demanda por IA, mas os bilhões de dólares investidos podem pressionar as margens. Para a Meta, o valor gasto em um único trimestre já se aproxima dos gastos anuais de 2017, enquanto os investimentos trimestrais da Microsoft agora ultrapassam o valor de suas despesas anuais até 2020. A pressão dos investidores por um retorno mais rápido coloca as empresas em um delicado equilíbrio entre inovação e lucro.

Apesar das preocupações, ambas afirmam que é “muito cedo” no ciclo de IA, enfatizando que a tecnologia oferece oportunidades que vão além dos desafios financeiros momentâneos. Com o crescimento da inteligência artificial em ritmo acelerado, a promessa de inovação e transformação parece estar apenas começando.

O post Resultados da Meta e Microsoft decepcionam o mercado, ações caem em Wall Street apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.