Novo painel OLED da Samsung detecta impressões digitais e frequência cardíaca

A Samsung apresentou durante a exposição Display Week 2025 da Society for Information Display (SID), em San Jose, Estados Unidos, o seu novo painel OLED que pode detectar impressões digitais e até frequência cardíaca diretamente na tela.

Essa nova tecnologia para as telas da Samsung possuem fotodiodos orgânicos (OPDs) incorporados diretamente no painel, o que permite que as impressões digitais sejam detectadas em toda a tela, segundo a empresa sul-coreana.

Painel OLED da Samsung que detecta impressões digitais e frequência cardíaca na tela

Os leitores de impressão digital atuais possuem sensores separados na tela, posicionados abaixo dos paineis OLED, indicando a área específica onde o usuário precisa tocar os dedos para a detecção da impressão digital. Mas, com os novos paineis OLED, será possível tocar os dedos em qualquer lugar da tela, pois uma camada de fotodiodo orgânico (OPD) é incorporada ao painel durante o processo de deposição do OLED, de acordo com a Samsung.

No release liberado pela Samsung, o painel pode detectar frequência cardíaca, pressão arterial e níveis de estresse, assim como em smartwatches. A tecnologia se baseia em como a luz OLED reflete de forma diferente dependendo da contração e expansão dos vasos sanguíneos. A camada OPD converte esses dados em informações de saúde.

Com a tecnologia disponível em telas, a possibilidade de dispositivos ultrafinos é mais palpável, e os fãs da linha Galaxy podem até sonhar em ter essa implementação nas próximas gerações da série de smartphones.

Em exposição no SID Display Week 2025, o novo painel com sensor OLED da Samsung foi apresentado pela primeira vez no início de 2025 na revista científica internacional Nature Communications, que discute tópicos e tecnologias científicas inovadoras.

Os visitantes da SID Display Week 2025 podem experimentar essa inovação por meio de um “jogo dalgona digital” interativo, no qual formas são esculpidas na tela usando luz laser em vez de agulhas. O jogo demonstra como o painel detecta a entrada não pelo toque, mas reconhecendo sinais de luz.

FONTE: Samsung

Conteúdo Relacionado
Samsung apresenta painel QD-EL de nova geração com brilho de até 400 nits

Melhor até que OLED?

Samsung apresenta painel QD-EL de nova geração com brilho de até 400 nits

Adicionar aos favoritos o Link permanente.