Câncer de boca: os sinais precisam ser investigados

O perigo do câncer de boca inicia com a falta de prevenção e segue com a negação da investigação dos sintomas. Doença que se descoberta precocemente, tem grandes chances de cura. Situação que muitas vezes não corresponde com a realidade de muitos pacientes, que quando chegam ao consultório odontológico já apresentam manifestações mais complexas.

Para ajudar a população com informações sobre o câncer de boca este é mês é denominado Maio Vermelho. Campanha que tem como objetivo de conscientizar sobre câncer bucal, seus fatores de risco, sintomas, a importância do diagnóstico precoce e a prevenção da doença. Além desses, a proposta é incentivar as pessoas a se manter alerta a qualquer sinal de alteração e lesões na região dos lábios e na boca.

“O câncer bucal é um tumor maligno que afeta a cavidade bucal. Podendo se desenvolver na região da língua, do assoalho de boca, bochechas, gengivas, céu da boca, garganta e lábios. Seus principais fatores de risco para desenvolver esse tipo de câncer, são considerados os hábitos de vida deletérios, por exemplo, pacientes que fumam, que bebem, que se expõe cronicamente ao sol, como os trabalhadores da agricultura, da pesca, que têm um risco aumentado para o câncer de lábio, principalmente e também tem os pacientes que realizam sexo sem proteção, devido o risco de transmissão do HPV. Vírus que se relaciona bastante com o desenvolvimento de câncer na região da orofaringe”, explica a estomatologista da Provida Odontologia do Complexo Médico Provida, Dra. Greicy Kniest.

Os sinais e sintomas que se manifestam, a odontóloga destaca que podem ser feridas (podem ser confundidas com aftas pelos pacientes) que não cicatrizam, que não doem e que duram mais de 15 dias, manchas avermelhadas ou esbranquiçadas dentro da cavidade bucal, a presença de nódulos, bolinhas internas ou externas na região bucal, no pescoço e dificuldades para movimentar a língua ao falar, ao se alimentar, entre outros.

“Quando o paciente perceber algum dos sinais de alerta, ele deve procurar o serviço de saúde, um estomatologista ou um cirurgião dentista, para que seja realizada uma avaliação mais minuciosa para se ter um diagnóstico de uma possível alteração mais significativa ou até mesmo, mais séria”, indica a Dra. Greicy.

Prevenção

O câncer de boca é um tipo de câncer curável, quando diagnosticado precocemente, apresentando mais de 95% de chance de cura, quando diagnosticado e tratado em estágios iniciais.
“Para prevenir o câncer bucal as indicações são para ter hábitos de vida saudáveis, evitar consumir bebidas alcoólicas, principalmente os destilados, não fumar, realizar atividade sexual com proteção, usar protetor solar sempre que se expor ao sol e ter bons hábitos de higiene bucal. Uma condição de saúde bucal favorável, também é ideal para minimizar os riscos de traumatismos dentro da cavidade bucal e consequentemente evitar o desenvolvimento do câncer de boca”, completa.

0

0

Adicionar aos favoritos o Link permanente.