Veja 3 erros comuns que atrapalham o layout da cozinha

Ignorar padronizações em relação à posição de móveis e eletrodomésticos costuma causar dor de cabeça nos moradores. No layout da cozinha, os erros custam caro e incluem desde queimadores de fogão inacessíveis a armários inúteis. Na prática, o cômodo perde funcionalidade e a rotina da família tende a complicar. Para evitar estes problemas, descubra como fugir de três enganos bem comuns.

  • Siga @likemagazinebr para mais dicas de decoração, beleza e moda!

Triângulo do trabalho

Não se atentar à relação entre os principais elementos da cozinha é o erro mais comum quando se considera o layout do cômodo. A dica é pensar no espaço como um triângulo que respeite a sequência: geladeira (área de armazenamento), pia (espaço de preparo) e, então, fogão (etapa de cocção). O termo work triangle — triângulo do trabalho, em tradução livre — surgiu em um boletim informativo da Universidade de Illinois, em 1949.

Além de respeitar o formato, é preciso considerar as medidas mínimas: a distância entre os pontos do triângulo deve ter mais de 1,2 metro (m) e menos de 2,4 m. Além disso, a soma dos lados também importa e deve estar entre 4 m e 7,9 m.

Como aplicar o triângulo do trabalho ao layout da cozinha
Freepik
  • Quer seguir com a Like Magazine no Spotify? Então, ouça o podcast Like 103.3!

Posição do fogão

Estar de acordo com o triângulo do trabalho é apenas o primeiro cuidado com o fogão. É preciso considerar, ainda, a posição em relação a fatores como corrente de ar, contato com outros eletrodomésticos e paredes. No último caso, a distância mínima costuma ser 10 centímetros (cm), mas é necessário se atentar à distribuição dos queimadores e ao tamanho das panelas.

Cozinha modulada com fogão
@casadajobarbosa
  • Cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine.

Formato dos armários

O formato da bancada da cozinha precisa ser escolhido com atenção ou este erro diminuirá a capacidade de armazenamento. A versão em U, por exemplo, tem dois cantos mortos, áreas de acesso difícil que exigem aberturas diferenciadas ou, então, uma redistribuição dos itens usados. Outros pontos que devem ser conferidos incluem a profundidade dos armários (que idealmente se mantém entre 55 e 60 cm) e o tamanho dos eletrodomésticos usados no lar.

  • Entre na comunidade da Like Magazine no WhatsApp!

O post Veja 3 erros comuns que atrapalham o layout da cozinha apareceu primeiro em Like Magazine.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.