Gripe Aviária: Ministério da Agricultura investiga possível caso em abatedouro no Tocantins


Caso está sendo investigado em laboratório e foram adotadas medidas de controlo de trânsito. Aves com sinais de enfermidade foram detectadas durante uma inspeção rotineira, em Aguiarnópolis, no norte do Tocantins. Adapec investiga caso suspeito de gripe aviária no Tocantins
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) afirmou que investiga um possível caso de gripe aviária em Aguiarnópolis, no norte do estado. De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec), aves com sinais de enfermidade foram detectadas durante uma inspeção rotineira em um abatedouro de frangos, no dia 15 de maio.
A investigação sobre o possível caso no Tocantins foi divulgada pelo Mapa dias após a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma propriedade no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Desde 2006, ocorre a circulação do vírus, especialmente na Ásia, África e no Norte da Europa.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
“A análise preliminar das amostras coletadas, revelou a presença de Influenza A, com baixa probabilidade de se tratar de amostra de alta patogenicidade, tendo em vista as características epidemiológicas, laboratoriais e clínicas observadas na investigação”, afirmou o ministério em nota.
Segundo o Mapa, o caso está sendo investigado em laboratório e foram adotadas medidas de controlo de trânsito, com “manutenção da situação sob controlo e vigilância adequados”. Ainda não há um laudo final com o resultado da análise.
Conforme a Adapec, trata-se de uma investigação de rotina, conduzida conforme os protocolos sanitários vigentes. As amostras foram coletadas no mesmo dia e enviadas em 16 de maio ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) de Campinas (SP), unidade oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), para análise específica de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves. O resultado está previsto para segunda-feira, 19 de maio.
“A Adapec ressalta que assim que os sinais clínicos foram identificados, a propriedade foi imediatamente interditada e teve sua ficha sanitária bloqueada, cenário que será mantido até a conclusão da investigação”.
Imagem mostra criatório de aves no Tocantins
Reprodução/TV Anhanguera
Gripe aviária não é transmitida pela carne
A gripe é provocada por uma variante do vírus Influenza H5N1. Hospedado em aves, o vírus pode infectar mamíferos e é altamente letal para os animais. Não há evidências de que humanos possam contrair a gripe ao consumir ovos ou carne de aves infectadas.
De acordo com o Mapa, a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves ou pelos ovos.
Além disso, o risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo, e em sua maioria, aconteceu entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas).
O Mapa também afirma que as medidas de contenção e erradicação do foco previstas no plano nacional de contingência já foram iniciadas, para conter a doença e garantir a segurança alimentar e a capacidade produtiva do setor.
Integra da nota da Adapec
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec), que atua como Serviço Veterinário Oficial (SVO), informa que, durante inspeção rotineira realizada na manhã de 15 de maio de 2025, foram identificadas aves com sinais de enfermidade em um abatedouro de frangos de corte no município de Aguiarnópolis-TO, sob supervisão do Serviço de Inspeção Estadual (SIE).
Trata-se de uma investigação de rotina, conduzida conforme os protocolos sanitários vigentes. As amostras foram coletadas no mesmo dia e enviadas em 16 de maio ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) de Campinas (SP), unidade oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), para análise específica de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves. O resultado está previsto para segunda-feira, 19 de maio
A Adapec ressalta que assim que os sinais clínicos foram identificados, a propriedade foi imediatamente interditada e teve sua ficha sanitária bloqueada, cenário que será mantido até a conclusão da investigação.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.