Os Fuzileiros Navais dos EUA continuam reforçando sua frota de caças F-35 Lightning II no Japão

No último final de semana, unidades do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA reforçaram sua presença no Japão com a chegada de um novo esquadrão de caças furtivos F-35 Lightning II, que permanecerão ali destacados por um período de seis meses, conforme os planos iniciais. Especificamente, trata-se de unidades oriundas do Marine Fighter Attack Squadron 211, baseado na Estação Aérea dos Fuzileiros Navais de Yuma (Arizona), sendo seu novo ponto de destacamento a Estação Aérea de Iwakuni.

De acordo com fontes oficiais, a decisão foi tomada com o objetivo de proporcionar maior capacidade de apoio aéreo crítico em ambientes navais e expedicionários onde operam os Fuzileiros Navais dos EUA, oferecendo cobertura também para as operações realizadas por seus aliados japoneses. No entanto, alegando preocupações razoáveis de segurança, a força não detalhou quantos caças F-35 foram destacados nem a composição do contingente que os acompanha. Com base em destacamentos anteriores, pode-se afirmar que um esquadrão desse tipo geralmente conta com cerca de uma dezena de aeronaves, embora isso não tenha sido confirmado.

Cabe lembrar que a Estação Aérea de Iwakuni já abriga dois esquadrões de caças F-35 de forma permanente, aos quais se soma um esquadrão rotativo adicional — o Marine Fighter Attack Squadron 214, também proveniente da Estação de Yuma. Além disso, a instituição mantém ali um esquadrão de apoio com aviões de reabastecimento e pessoal logístico para garantir sua operacionalidade. Sua presença na região não é aleatória, mas parte do plano de modernização que o USMC busca implementar para substituir os antigos AV-8B Harrier e F/A-18 Hornets anteriormente destacados, conforme estipulado no Plano de Aviação de 2022.

Destacando algumas declarações do major Joseph Butterfield, porta-voz do esquadrão recentemente chegado ao Japão: “Estamos trabalhando na modernização de toda a aviação do Corpo de Fuzileiros Navais. Isso deriva do Plano de Aviação 2022, que apoia o Desenho da Força 2030 para melhorar as capacidades e reestruturar a aviação do Corpo de Fuzileiros”. Acrescentando que a presença rotativa dos caças “permite à 1ª Ala Aérea da Infantaria da Marinha manter uma postura contínua e avançada, enquanto integra esquadrões adicionais em seu treinamento e operações diárias“.

Por fim, é importante mencionar que a Estação Aérea de Iwakuni não abriga apenas aeronaves sob responsabilidade dos Fuzileiros Navais, mas também unidades mantidas pela Marinha dos EUA no Japão. Assim, atualmente serve como base terrestre do Carrier Air Wing 5, que integra as capacidades do porta-aviões USS George Washington — cujo porto de origem é a Base Naval de Yokosuka.

*Imagens utilizadas apenas com fins ilustrativos.

You may also like: As defesas dos EUA podem ser sobrecarregadas pelas capacidades de mísseis balísticos da Coreia do Norte

La entrada Os Fuzileiros Navais dos EUA continuam reforçando sua frota de caças F-35 Lightning II no Japão aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.