A Força Aérea dos EUA realizou seu primeiro voo de treinamento com a aeronave de guerra eletrônica EA-37B Compass Call

Em 2 de maio, a Força Aérea dos EUA anunciou o primeiro voo de treinamento da nova aeronave de guerra eletrônica EA-37B Compass Call, operada pelo 43º Esquadrão de Combate Eletrônico (ECS). Trata-se de uma plataforma equipada com um avançado sistema de ataque eletromagnético de ampla área, montado na fuselagem de uma aeronave comercial Gulfstream G550, que foram selecionadas em conjunto para substituir as antigas aeronaves EC-130H, que já começaram a ser aposentadas de serviço.

Comentando este marco, o Comandante do 43º ECS, Tenente-Coronel Tray Wood, disse: “Esta missão EA-37B é o ápice de anos de planejamento e coordenação entre milhares de pessoas de diversas organizações. O trabalho árduo e a dedicação dessas equipes garantem que o Grupo de Combate Eletrônico esteja preparado para conflitos futuros, com o 43º Esquadrão de Combate Eletrônico liderando o avanço do espectro eletromagnético.

Vale lembrar neste ponto que o EA-37B Compass Call é a capacidade mais avançada da Força Aérea dos EUA para bloquear completamente redes táticas e ecossistemas de informações inimigos, uma vantagem altamente relevante nos campos de batalha de hoje. Além disso, a aeronave é capaz de degradar e interromper os equipamentos de comunicação, navegação e radar do alvo, facilitando assim o trabalho de outros elementos da Força Aérea na área onde foi implantada; também em apoio às unidades de operações especiais.

Sobre isso, o Tenente-Coronel Jesse Szweda, que atualmente atua como diretor de operações do 43º ECS, declarou: “O EA-37B e os profissionais que apoiam sua missão representam a evolução mais recente em uma longa história de domínio do EMS para o ECG (…) Os recursos desta plataforma são a base para lidar com ameaças emergentes em qualquer área de responsabilidade e a qualquer momento.

Analisando alguns detalhes do programa do EA-37B para incorporar o 55º Grupo de Combate Eletrônico à organização, podemos destacar que um total de dez aeronaves estão programadas para chegar à órbita. A primeira aeronave com essa nova capacidade já foi incorporada em agosto do ano passado, e sua base foi estabelecida na Base Aérea de Offutt, em Nebraska; embora atualmente esteja implantado na Base Aérea Davis-Monthan para que futuras tripulações possam se familiarizar com ele.

Por fim, cabe destacar que a aposentadoria dos EC-130 já tem data para ser concluída, atualmente prevista para 2026. A Força Aérea dos EUA possuía uma frota de quatorze aeronaves, mas após o início do processo de aposentadoria mencionado, apenas quatro permanecem nas mãos da instituição.

*Créditos da imagem: aviadora Samantha Melecio

Você pode estar interessado em: Os novos drones de Combate Colaborativo YFQ-42A e YFQ-44A da Força Aérea dos EUA iniciam sua fase de testes e avaliações

La entrada A Força Aérea dos EUA realizou seu primeiro voo de treinamento com a aeronave de guerra eletrônica EA-37B Compass Call aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.