ZM na FEINDEF – Airbus promove o novo drone SIRTAP como solução UAV para equipar as Forças Armadas Sul-Americanas

O desenvolvimento e a produção de novos veículos aéreos não tripulados foram identificados como uma das principais áreas nas quais a Airbus Defence and Space está fazendo esforços significativos, não apenas na Espanha e no resto da Europa, mas também na América Latina. Isso fica evidente na recente discussão que a Zona Militar manteve no âmbito do FEINDEF 2025 com Víctor De la Vela, diretor-geral para a América Latina da Airbus Defence and Space, com quem discutimos um dos programas de drones mais importantes para equipar as Forças Armadas espanholas e potenciais países terceiros da América do Sul: o SIRTAP.

Créditos: Airbus Defense and Space SAU, 2025

Em novembro de 2023, a Airbus e o governo espanhol assinaram um contrato avaliado em € 495 milhões para equipar as Forças Armadas Espanholas com 27 drones SIRTAP. Este marco envolve a produção de nove sistemas, cada um composto por três aeronaves não tripuladas, uma estação de controle terrestre e dois simuladores.

Nos últimos meses, diversas atualizações confirmaram o andamento do programa, que projeta os primeiros voos de teste de uma das aeronaves, com entregas dos primeiros drones de produção programadas para 2027.

Víctor De la Vela, Diretor Geral para a América Latina da Airbus Defense and Space – Créditos: Airbus Defense and Space SAU, 2025

Nesse sentido, De la Vela apresentou uma visão geral dos próximos marcos do SIRTAP, afirmando: “Chegamos à fase mais interessante, que é basicamente a inicialização do protótipo, e o veremos voar após o verão (…). Nossas entregas planejadas são para 2027 e, como eu disse, já estamos avançando para a fase final.”

Um ponto destacado por De la Vela é que o status atual do programa SIRTAP permite a expansão e ampliação da participação de empresas de outros países da região, que poderiam se juntar à Colômbia. Este país, por meio da Corporação Colombiana da Indústria Aeronáutica (CIAC) S.A., está “…no nível dos pacotes de trabalho do SIRTAP”, de acordo com o executivo da Airbus, esperando que a Colômbia finalmente confirme sua disposição adquirindo um certo número de sistemas não tripulados.

Nesse sentido, o status atual do SIRTAP também permite explorar parcerias com outros países da região, como a Argentina, cujas Forças Armadas necessitam da incorporação de um novo sistema aéreo não tripulado para cumprir uma ampla gama de missões, incluindo controle de fronteiras, vigilância, reconhecimento e inteligência sobre a vasta geografia e espaços marítimos do país.

Embora a parceria esteja em estágio preliminar, com os contatos iniciais já realizados, De la Vela afirmou: “A grande diferença para nós é que queremos ter parceiros nos países e estamos preparados para realizar transferências de tecnologia. Isso é, de certa forma, o que já foi feito na Colômbia com a CIAC S.A., e é algo que também pode ser feito na Argentina. É verdade que o momento do programa nos permite fazer isso.”

Ele acrescentou: “Ainda não estamos em produção em massa, e isso nos permite avaliar se podemos encontrar parceiros globais para fabricar o produto.”

Com o exposto, resta saber se o SIRTAP conseguirá ganhar espaço na consideração das Forças Armadas Argentinas, que até o momento, e dada a difícil e crônica situação financeira em que se encontram, apenas realizaram diversos estudos exploratórios e avaliaram propostas.

*Foto da capa Airbus Defense and Space SAU, 2025.

Você pode estar interessado em: ZM na FEINDEF – GDELS apresentou seu novo veículo de combate de artilharia Nemesis

La entrada ZM na FEINDEF – Airbus promove o novo drone SIRTAP como solução UAV para equipar as Forças Armadas Sul-Americanas aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.