A Ucrânia revelou os drones navais Magura V7, que foram usados ​​para abater helicópteros e caças russos

Em uma recente coletiva de imprensa, o chefe da Diretoria Principal de Inteligência (GUR) do Ministério da Defesa da Ucrânia, Tenente-General Kyrylo Budanov, apresentou publicamente os drones Magura V7, veículos não tripulados que foram usados ​​para abater helicópteros e caças russos no Mar Negro.

Segundo a inteligência ucraniana, “os drones marítimos Magura são as armas tecnologicamente mais avançadas, graças às quais os combatentes da unidade de forças especiais do 13º Grupo do GUR conseguiram reverter a situação no Mar Negro a favor da Ucrânia…” Este último se refere às ações realizadas nos últimos anos, que causaram perdas significativas às Forças Armadas russas, forçando até mesmo a retirada da Frota do Mar Negro para águas mais seguras.

Em pouco mais de dois anos de serviço, a família Magura de drones navais foi responsável pela destruição ou danos de 17 navios e aeronaves das Forças Armadas Russas no Mar Negro. O serviço de inteligência ucraniano informou que 15 desses alvos foram completamente destruídos. A lista de vencedores inclui dois helicópteros Mi-8, dois caças Su-30 e grandes unidades navais, como os navios “Sergey Kotov“, “Ivanovets” e “Tsezar Kunikov“, entre outros. “…As perdas russas devido às ações desses drones são estimadas em mais de US$ 500 milhões…”, detalhou o GUR.

Os drones navais MAGURA (Aparelho Robótico Não Tripulado de Guarda Autônoma Marítima) são o resultado dos esforços contínuos de P&D da Ucrânia em veículos não tripulados. A iniciativa conseguiu materializar diversas variantes e modelos, que melhoraram suas capacidades e desempenho com base na experiência de combate.

No caso do Magura V5, esses drones têm um alcance superior a 800 quilômetros, sendo capazes de atingir uma velocidade máxima de 42 nós (22 nós em cruzeiro). Sua carga de explosivos de 320 quilos é grande o suficiente para desativar qualquer navio que navegue no Mar Negro, como foi demonstrado em algumas ocasiões.

Entre as conquistas mais recentes dos drones Magura está o abate de helicópteros e caças sobre o Mar Negro. Essas ações ocorreram no âmbito de operações complexas envolvendo vários veículos não tripulados, demonstrando mais uma vez o domínio das Forças Armadas Ucranianas no assunto.

No final de dezembro de 2024, a inteligência ucraniana relatou a queda de dois helicópteros Mi-8, vitórias alcançadas por drones navais Magura V5 “Sea Dragon” armados com mísseis ar-ar R-73. O marco mais recente foi alcançado no início de maio, quando drones Magura V7 armados com mísseis ar-ar AIM-9 Sidewinder conseguiram abater dois caças-bombardeiros Su-30.

Imagem da capa via X.

Você pode estar interessado em: A guerra entre a Rússia e a Ucrânia traça o caminho para aumentar a letalidade do Exército dos EUA

La entrada A Ucrânia revelou os drones navais Magura V7, que foram usados ​​para abater helicópteros e caças russos aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.