BMW R 1300 GS Adventure 2025: desbravamos a Amazônia com alto desempenho e tecnologia

Embora a BMW tenha apresentado a inovadora R 1300 GS apenas um ano antes, o lançamento da R 1300 GS Adventure 2025 representa, inegavelmente, um marco ainda mais significativo para a marca bávara. Esta nova aventureira assume a responsabilidade de substituir a versão mais popular e bem-sucedida de sua antecessora, a aclamada R 1250 GS Adventure, carregando consigo um legado de vendas impressionante.

Mais do que nunca, a GS Adventure consolida sua identidade como um modelo autônomo, transcendendo a simples designação de “variante” da GS básica. Embora compartilhem elementos mecânicos em sua essência, a postura e o estilo das duas motocicletas evoluíram a um ponto onde, apesar do inegável parentesco, seria improvável confundi-las. Carregada de tecnologia de ponta e soluções inteligentes e práticas, a R 1300 GS Adventure eleva o nível em comparação com sua antecessora em praticamente todas as métricas. Com isso, tudo indica que estamos diante da motocicleta que deverá liderar as paradas de vendas no concorrido ano de 2025.

A nova BMW R 1300 GS Adventure 2025, ou simplesmente GSA para os entusiastas, é produzida em Manaus (AM), na singular linha de montagem dedicada a motocicletas da marca fora da Alemanha, essa aventureira de respeito parece talhada para obliterar obstáculos com uma força quase bruta.

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A imponente máquina é oferecida em quatro distintas versões, seguindo a linguagem visual da atual BMW R 1300 GS. Contudo, da moto original, a GSA preserva apenas a essência. A R 1300 GS Adventure 2025 marca sua estreia no Brasil com o inovador ASA (Automated Shift Assistant), um câmbio automatizado que elimina a necessidade da alavanca de embreagem e está disponível para as duas configurações mais sofisticadas da gama. A experiência nos arredores da capital amazonense comprovou uma premissa clara: se você busca uma motocicleta ágil e confortável no asfalto e uma parceira intrépida nas trilhas, a R 1300 GS Adventure 2025 se apresenta como uma solução singular.

A Mais Completa do Mundo?

Assim como a nova geração da R 1300 GS, a variante Adventure também adota o robusto motor boxer de dois cilindros contrapostos com 1.300 cm³, dotado de 8 válvulas com comando variável e arrefecimento misto (líquido e ar). Segundo os dados da BMW, essa usina de força é capaz de entregar expressivos 145 cv de potência a 7.750 rpm e um torque vigoroso de 15,2 kgfm a 6.500 rpm.

As quatro versões disponibilizadas pela BMW no Brasil compartilham um câmbio mecânico de seis velocidades com embreagem assistida hidraulicamente, e a transmissão final é realizada pelo tradicional e confiável eixo cardã. No entanto, o grande diferencial da linha 2025 reside no câmbio ASA. Trata-se de um sistema automatizado que dispensa o acionamento manual da embreagem, mantendo a arquitetura de seis marchas da unidade mecânica, mas com atuadores eletrônicos responsáveis pelas trocas. Essa tecnologia inovadora é um opcional nas duas versões de topo da R 1300 GS Adventure.

As dimensões da moto não tentam disfarçar sua presença imponente: são 2.280 mm de comprimento, exatos 1.000 mm de largura, 1.588 mm de altura considerando o para-brisa e uma generosa distância entre-eixos de 1.510 mm. Contudo, há uma engenhosidade por trás desses números. Graças às suspensões Paralever (dianteira) e Telelever (traseira) e a um inteligente sistema de rolamento no apoio do garfo dianteiro no chassi, a distância entre-eixos sofre variações sutis durante acelerações e frenagens intensas, contribuindo para uma estabilidade ainda maior. Falando em suspensão, os cursos generosos de 210 mm na dianteira e 220 mm na traseira prometem absorver com desenvoltura as irregularidades do terreno. A frenagem é confiada a um sistema de dois discos dianteiros e um disco traseiro.

É precisamente nas medidas que a Adventure escancara sua natureza robusta em relação à GS convencional. A altura do assento varia entre 840 mm e 890 mm, dependendo da regulagem do banco e da suspensão eletrônica ajustável. Definitivamente essa moto não é feita para os mais baixos. Some a essa altura considerável um peso em ordem de marcha de 268 kg e um tanque colossal com capacidade para 30 litros, e a impressão é de estar diante de uma máquina que exige respeito.

Um ponto que a BMW Motorrad do Brasil enfatizou com veemência é que o pacote de equipamentos de série da R 1300 GS Adventure no mercado brasileiro supera o de outros países, inclusive a própria Alemanha.

Todas as versões saem de fábrica equipadas com assistente de partida em rampa, ABS atuante em curva, controle de tração dinâmico, controle de freio motor, controle de cruzeiro dinâmico, faróis auxiliares de LED, farol de LED adaptativo, manetes ajustáveis, manoplas aquecidas, quatro modos de pilotagem, monitoramento da pressão dos pneus, painel de instrumentos digital, piscas de LED dianteiros integrados aos protetores de mão, chave presencial, suporte para bagageiros traseiro e laterais, tomada 12V e entrada USB. É importante ressaltar que todos esses itens são opcionais em outros mercados.

A versão de entrada, denominada Adventure Plus, adiciona alarme, banco conforto para condutor e garupa, cavalete central, preparação para dispositivos de navegação, para-brisa com ajuste elétrico, controle de cruzeiro adaptativo, quickshifter bidirecional (nas motos sem ASA), farol PRO (que compensa a inclinação em curvas), modos de pilotagem PRO, suspensão eletrônica com ajuste automático de altura e, nesta configuração, rodas raiadas pretas, sempre na cor vermelha sólida.

Um degrau acima, a versão Trophy se diferencia pelos engates para bagageiros no tanque, rodas raiadas douradas e a marcante cor azul. A Triple Black, por sua vez, ostenta uma pintura preta e cinza com rodas raiadas pintadas de preto. No topo da linha, a Option 719 incorpora diversos detalhes exclusivos da linha de personalização da BMW, combinando um elegante verde metálico com tons dourados na pintura, batizada de Verde Karakorum, e rodas douradas.

Cruzando a Amazônia a 200 km/h

Tive a oportunidade de pilotar a então recém-lançada R 1300 GS e fiquei impressionado com a leveza e a facilidade de condução de uma moto que sempre considerei relativamente grande demais. A Adventure? É um animal completamente diferente. O design não faz nenhum esforço para esconder seu porte avantajado. Diferentemente de modelos mais recentes, o tanque da Adventure é totalmente metálico e exposto, evidenciando a qualidade da construção.

Mesmo com o assento do condutor reprojetado para facilitar o alcance dos pés ao chão e a suspensão eletrônica oferecendo uma ajuda bem-vinda ao abaixar a moto, tirar a R 1300 GS Adventure do descanso lateral exige um certo esforço.

No entanto, essa sempre foi uma característica das grandes aventureiras da BMW com o sobrenome Adventure. Carregar 30 litros de combustível no tanque implica em alguns sacrifícios ergonômicos. Os mais de 260 kg da moto se tornam menos evidentes assim que as rodas começam a girar. Em movimento, a GSA surpreende pela leveza e pela facilidade de manobra, mesmo em baixas velocidades.

Passei a maior parte do tempo a bordo de uma R 1300 GS Adventure Triple Black equipada com o inovador câmbio ASA. Essa transmissão automatizada merece uma apreciação à parte. Ao ligar a moto, a transmissão se encontra na posição “P” de Parking, como em um carro automático. Para iniciar a marcha, ainda é necessário pressionar e segurar a alavanca de câmbio para baixo. Ao estacionar, não há necessidade de retornar ao neutro, pois a moto engata automaticamente a posição “P”. A alternância entre o modo automático e o manual, onde as trocas são realizadas na alavanca sem a necessidade de embreagem, é feita através de um botão no punho direito.

Se a intenção for pilotar a moto ASA como uma transmissão convencional, a sensação será de trocas lentas e perceptíveis. A chave para uma experiência fluida é confiar no câmbio e utilizar o acelerador como um indicador das suas intenções. No modo Road, mais convencional, a GS Adventure navega suavemente em torno de 2.000 rpm, aproveitando o torque abundante do motor. No modo Dynamic, além de o acelerador se tornar mais responsivo, o ASA realiza trocas de marcha mais rápidas e em rotações mais elevadas. Nas frenagens, quanto mais intensa a desaceleração desejada, mais reduções de marcha o câmbio realiza automaticamente.

Todo esse processo de aprendizado ocorreu enquanto tentávamos deixar uma região próxima à fábrica de Manaus em direção à rodovia, enfrentando o caótico trânsito local, onde a linearidade e a permanência em uma faixa parecem ser conceitos abstratos para muitos motoristas. Nesse cenário, a conveniência do câmbio automatizado foi uma bênção, representando uma preocupação a menos para lidar.

O mesmo alívio se manifestou na terra, alguns quilômetros adiante. Sem a necessidade de me preocupar com as trocas de marcha, pude dedicar mais atenção à confiança na R 1300 GS Adventure fora do asfalto. O tamanho inicial pode intimidar, mas quanto mais se confia na moto, melhor ela se comporta. O peso parece se dissipar, e a GSA domina a terra e a lama com uma submissão completa e irrestrita.

Mesmo em trechos particularmente enlameados, a R 1300 GS Adventure superou os desafios com desenvoltura, apesar de estar equipada com pneus mais voltados para o asfalto. Era possível sentir o pneu perdendo momentaneamente a aderência, escorregando e amassando a lama, mas sempre retornando à trajetória correta. Essa capacidade é uma das vantagens do porte e do peso avantajados da moto.

Mas a verdadeira magia da GSA se revelou logo depois. Após algumas horas de trilha, alcançamos a rodovia principal mais próxima. Paramos brevemente, apertamos um botão para alternar o modo de pilotagem de Enduro para Road, e a moto se transformou em um transatlântico de conforto. A excelente cobertura aerodinâmica, a posição de pilotagem ergonômica para longas horas sem fadiga e uma agilidade nas curvas surpreendente para o seu porte se destacaram.

A R 1300 GS Adventure sempre representou o ápice da tecnologia e da capacidade da BMW Motorrad, e essa nova geração honra essa tradição com maestria. Se a ausência do ASA era a única lacuna, agora ela foi preenchida, elevando a Adventure a um novo patamar de excelência.

BMW R 1300 GS Adventure 2025: Versões e Preços

  • Plus: R$ 136.500
  • Trophy: R$ 138.500
  • Triple Black: R$ 138.500
  • Triple Black ASA: R$ 144.500
  • Option 719: R$ 148.500
  • Option 719 ASA: R$ 154.500
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