Cidade de SC se prepara cenário de evacuação em simulado de desastres naturais

Foto mostra cidade de Itajaí alagada vista de cima

Ação simula evacuação durante inundação na cidade. – Foto: Almir Rodrigues/ND

Neste domingo (18), a Defesa Civil de Itajaí participará do 1º simulado geral de gestão de desastres de Santa Catarina, a partir das 8h. Será um exercício simulado de resposta a inundações no bairro Espinheiros, com foco na comunidade do Portal 1.

O evento tem o objetivo de treinar a população e integrar os diferentes órgãos públicos e de resposta para situações de emergência causadas por chuvas intensas.

A simulação envolverá evacuação, resgate, uso de tecnologia e ativação e funcionamento de abrigos temporários. Um abrigo provisório será instalado na Escola Básica Professora Maria Rosa Heleno Schulte, também no bairro Espinheiros.

Entenda como vai funcionar o simulado com evacuação

Órgãos públicos como SAMU, Polícia Militar, Guarda Municipal, CODETRAN e secretarias municipais participarão da operação, com funções específicas para cada.

Imagem de satélite mostra área demarcada do mapa onde será feito simulado com evacuação em Itajaí

Simulado com evacuação será feito no bairro Espinheiros. – Foto: Divulgação Prefeitura de Itajaí/ND

Durante o exercício, serão simuladas ações de assistência pós-desastre, como liberação do FGTS, entrega de cestas básicas e limpeza das vias públicas. O CELOG (Centro de Logística) estará disponível para receber doações de alimentos, produtos de higiene e itens de limpeza.

Confira o cronograma:

  • 8h – Início do simulado, com mudança do status para “Situação de Atenção” devido às chuvas intensas no município de Itajaí. Neste momento, se faz necessária a ativação do Gabinete de Crise na sede da Defesa Civil;
  • 9h30 – Um sinal sonoro será emitido pela sirene da Defesa Civil no ponto de telemétrica instalado no ribeirão da Murta e o status passará para “Situação de Alerta”. Será o momento em que os moradores devem sair de suas casas e se dirigir ao ponto de encontro no estacionamento do Mercado Ranchão;
  • 10h – O cenário simulado se agravará para “Situação de Emergência” e as equipes de resgate entrarão em ação. Drones serão utilizados para mapear áreas alagadas e um decreto simbólico de emergência será emitido;
  • 16h30 – Encerramento do simulado, com a homologação simbólica do decreto.

Segundo a prefeitura, a presença dos moradores é essencial para testar a eficácia do plano de emergência, fortalecer a cultura de prevenção, aumentando a segurança coletiva diante de eventos climáticos extremos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.