Onça-pintada é avistada no Parque Estadual do Turvo, maior área florestal preservada do RS


Um dos guarda-parques localizou o animal enquanto realizava atividades de fiscalização na unidade de conservação. Espécie circula livremente entre o Brasil e a Argentina, e é monitorada regulamente. Uma das últimas onças-pintadas do RS volta a ser avistada no Parque Estadual do Turvo
🐯 Uma das últimas onças-pintadas do RS voltou a ser avistada no Parque Estadual do Turvo, localizado no município de Derrubadas, na Região Noroeste. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), um dos guarda-parques localizou o animal enquanto realizava atividades de fiscalização e monitoramento na unidade de conservação, na noite de quarta-feira (14).
“Sensação única, ficar em frente ao animal, em torno de 5 metros [de distância]. Foram quase 8 anos esperando esse momento”, contou o biólogo Carlos Neimar Kuhn.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Conforme o governo, trata-se de um macho adulto, conhecido pelo nome Yaboti — nome de uma reserva ecológica da Argentina. A espécie circula livremente entre o Brasil e o país vizinho, e é monitorada regulamente.
“Embora o parque registre a presença de indivíduos, a maioria dos avistamentos envolve machos jovens em busca de território”, explica a Sema.
Segundo a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a espécie costumava ser encontrada em todo o estado, sempre perto de corpos d’água, mas hoje está restrita ao Parque do Turvo. O local conta com cerca de 17 mil hectares de mata nativa.
A onça-pintada é o maior felino das Américas e pode chegar a quase 2 metros de comprimento. O animal é solitário e tem hábitos noturnos.
Onça-pintada avistada no Parque Estadual do Turvo
Carlos Neimar Kuhn/Sema RS
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.